Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Antirracismo

    1a. Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB

    Para contribuir com os debates da 1a. Conferência Nacional de Combate ao Racismo, o Portal da Fundação Mauricio Grabois organizou o Dossiê Marxismo e Questão Racial.

    O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) acaba de lançar o documento base da 1a. Conferência Nacional de Combate ao Racismo, que será realizada nos dias 04, 05 e 12 de agosto de 2023, na cidade de Salvador-BA.

    Para contribuir com os debates da Conferência, o Portal da Fundação Mauricio Grabois organizou o Dossiê Marxismo e Questão Racial.

    O dossiê reúne diversos artigos de pensadores marxistas brasileiros como Clóvis Moura, Silvio Almeida e tantos outros. No caso de Moura, o Portal FMG também recomenda o Dossiê Especial Clóvis Moura.

    1a. Conferência Nacional de Combate ao Racismo do PCdoB

    A convocação da 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo foi uma decisão do 15. Congresso do PCdoB realizado em 2021. Conforme a resolução política daquele Congresso, “o Partido realizará a 1ª Conferência Nacional de Combate ao Racismo, para a formulação política e teórica, definição de linhas do trabalho popular e partidário e envolvimento de grande contingente de militantes na luta contra a discriminação racial”. 

    De acordo com a deputada estadual do PCdoB da Bahia e secretária nacional de Combate ao Racismo do partido, Olívia Santana, responsável pela organização do evento, “o maior desafio para o enfrentamento do racismo é criar uma consciência coletiva sobre o papel estratégico da luta antirracista.”. Segundo Olívia Santana, “é preciso que isso seja pauta de todas as direções partidárias nos estados, nos municípios, no sentido de que, além da militância orgânica do movimento negro, haja uma atuação dos demais envolvidos nessa busca de exercer uma atitude prática, ativista, de enfrentamento ao racismo”.

    A conferência será híbrida, ou seja, presencial e virtual, e visa reunir cerca de 600 delegadas e delegados.