Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Por uma Universidade da Integração Amazônica

13 de junho de 2023

Estudantes latino americanos pedem criação de uma Universidade da Integração Amazônica

Por Amanda Harumy, Bruna Brelaz e Vinícius Soares

Nas últimas décadas, a Amazônia tem dominado o debate ambiental  internacional.  O Brasil, que era referência nos espaços internacionais sobre o tema do meio ambiente, desde a Eco 92 no Rio de Janeiro, se transformou em um pária internacional. O ponto de virada foi o governo Bolsonaro, que negou a ciência e educação, fechou os olhos para as queimadas, negligenciou o avanço do desmatamento e contribuiu para o crescimento do genocídio indígena.

É urgente que o Brasil reconstrua sua política de proteção da Amazônia, mas, para que isso seja algo enraizado no projeto do Estado brasiliero, é necessário projetar políticas estratégicas que cumpram com nossas tarefas de proteção e soberania da região.

Atualmente, podemos identificar duas abordagens majoritárias sobre o tema da Amazônia: a primeira, ideologicamente liberal, está concentrada em uma perspectiva de metas e diretrizes impostas sob uma epistemologia do centro para a periferia; a segunda, por sua vez, se baseia em uma abordagem militar, ancorada em um viés voltado para segurança e uma linha belicista, que representa uma movimentação perigosa que pode levar ao aumento das bases militares na região. 

A proteção da Amazônia se soma a outra  tarefa imprescindível: a integração regional dessa importante território. Para se alcançar a verdadeira integração da América Latina, devemos começar por uma política forte e complexa, a partir de uma epistemologia própria, que tenha como objetivo a defesa da nossa soberania e biodiversidade.

Com isso em mente, defendemos a criação de uma Universidade da Intergração Amazônica, uma universidade temática e internacional como a principal ferramenta para a construção dessa política, a partir do fomento de educação, pesquisa, ciência e tecnologia voltadas para a biodiversidade da Floresta Amazônica e a inclusão e participação dos povos inseridos nela e vizinhos.

Se avançarmos em compreender que há uma elo fundamental entre riquezas naturais e  ciência e tecnologia, poderemos guiar importantes saltos tecnológicos para o ddesenvolvimento da humanidade. A Universidade da Integração Amazônica com caráter internacional poderia fortalecer o avanço da integração regional dos povos amazônicos, que estão espalhados pelos territórios da Colômbia, Venezuela, Equador, Brasil, Bolívia, Guiana, Peru, Suriname e Guiana Francesa.

O tema já é debate entre estudantes latino-americanos. A defesa da integração regional e soberania por meio da Universidade da Integração Amazônica foi aprovada na reunião do secretariado geral da OCLAE (Organização Caribenha e Latino-Americana de Estudantes) – organização representante de 38 entidades estudantis da região -, que ocorreu em abril de 2023, em Bogotá.

O primeiro passo fundamental seria a interligação das universidades da região, avançando no tema da cooperação regional a partir da educação. Criar um programa de mobilidade regional para estudantes, pesquisadores e professores do ensino superior, na teoria e prática, é determinante para a integração regional.

Entre os debates e desafios devemos apostar na criatividade perante à urgência de futuro, que deve sobrepor dualidades limitadas e priorizar a criação de empregos, renda e sustentabilidade na região. Para isso, o caminho, mais uma vez, deve ser o investimento em ciência e tecnologia para criar soluções para o  futuro da América Latina.

Aos nossos desafios, devemos apresentar nossas respostas. Nós, estudantes amazônicos, apostamos na criação de uma Universidade da Integração Amazônica, com massivo investimento em ciência e tecnologia que olhe para a biodiversidade da floresta.

Amanda Harumy é secretária-executiva da OCLAE.

Bruna Brelaz é presidenta da UNE.

Vinícius Soares é presidente da ANPG