UnB debate “Lei de combate às Fake News” nesta quinta-feira
Debate organizado pelo Observatório da Democracia terá a participação do deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e do Secretário de Políticas Digitais da SECOM, João Brant.
Debate organizado pelo Observatório da Democracia terá a participação do deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e do Secretário de Políticas Digitais da SECOM, João Brant.
Na próxima quinta-feira (22/06), a UnB sediará o debate “Lei de Combate às Fake News” com a participação do deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e do Secretário de Políticas Digitais da SECOM, João Brant.
Entre as entidades organizadoras do evento está o Observatório da Democracia, fórum que a Fundação Maurício Grabois integra.
De acordo com a professora Olgamir Amâncio, diretora de Políticas Públicas da Fundação Maurício Grabois e do Decanato de Extensão da UNB, “a universidade é a rigor lugar destacado de produção de conhecimento, não se coloca, portanto, a reproduzir ou transmitir ideias sem antes submete-las ao crivo da reflexão crítica”. Para a professora, ao trazer para a cena o debate sobre o PL 2630 “a UnB oportuniza que as pessoas reflitam sobre a regulação das plataformas digitais tema tão presente na atualidade”.
Opinião semelhante tem o presidente da FMG, Adalberto Monteiro. “A ampliação da democracia e a defesa de uma efetiva liberdade de expressão passam hoje necessariamente pelo combate às Fake News. É preciso desmantelar essa máquina que dissemina ódio e que conspira e ataca a democracia. Para isso, é preciso a mobilização da opinião pública. Por essa razão, é relevante a iniciativa da UnB e do Observatório da Democracia”, sustenta Adalberto Monteiro.
O debate acontecerá no Auditório do Memorial Darcy Ribeiro a partir das 09:00.