Instituições de Goiás lançam Jornadas pelas ideias democráticas e progressistas
PUC Goiás foi o local escolhido para o lançamento do movimento
PUC Goiás foi o local escolhido para o lançamento do movimento
Um amplo conjunto de lideranças da sociedade civil de Goiás lançou nesta semana um movimento intitulado Jornadas pela prevalência das ideias democráticas e progressistas.
Com a presença de diversos intelectuais de universidades como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e do Instituto Federal de Goiás, o evento de lançamento aconteceu na PUC Goiás. Lideranças da política também estiveram presentes, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o presidente da Fundação Mauricio Grabois, Adalberto Monteiro, e o idealizador da iniciativa, o ex-deputado federal Aldo Arantes.
De acordo com os organizadores, o objetivo das Jornadas é debater e buscar caminhos para enfrentar o discurso de ódio, a violência e a censura às ideias democráticas e progressistas.
Um dos participantes do movimento é o professor João Cezar de Castro Rocha.”Se há algo que caracteriza a guerra cultural da extrema-direita é a invenção de uma poderosa linguagem, a retórica do ódio, e uma forma de enfrentá-la é exercitar a ética do diálogo. É preciso repolitizar a pólis”, argumentou Rocha.
Entre as resoluções do encontro está a realização de um seminário em Goiânia de 28 de agosto a 2 de setembro.