Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Editora Anita lança “Melodia da Vida”, do poeta comunista Daniel Ilirian Carvalho

10 de julho de 2023

Melodia da Vida é o novo livro de poesias lançado pela Editora Anita, obra póstuma do poeta Daniel Ilirian Carvalho. Será lançado no dia 22 de julho, às 16h00, na Livraria Anita, à Rua Rego Freitas, 192, em São Paulo.

O poeta Daniel foi militante da União da Juventude Socialista (UJS) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Morreu prematuramente aos 36 anos, em abril de 2017, depois de resistir bravamente a um tratamento contra o câncer. Graduado Professor e Mestre em História pela PUC-SP, Professor concursado de História na rede pública municipal de São Paulo, deixou também uma Dissertação de Mestrado sobre um episódio marcante da história do movimento comunista do Brasil – a ruptura entre os revolucionários marxistas-leninistas com os revisionistas, oportunistas de direita e liquidacionistas que no início da década de 1960 se tornaram maioria na organização fundada em 25 de março de 1922. Um texto acadêmico rico em informações e análises que também ganhará uma edição em livro, porquanto preenche uma lacuna na historiografia sobre o Partido Comunista no Brasil.

“Consciente e orgulhoso de sua profissão, dentro e fora da sala de aula. Em sala de aula, compromissado com a formação de jovens conscientes e fora dela presente nas lutas de sua categoria por melhorias para uma educação justa e democrática […] um homem íntegro, caráter nobre, inteligente, bem humorado, alegre, atencioso, generoso, solidário, gentil, doce, belo, amoroso, afetuoso”, escreve sua mãe, Maria da Conceição Tupinambá Carvalho, na apresentação do livro Melodia da Vida.

Daniel Ilirian Carvalho nasceu em 4 de fevereiro de 1981 em Tirana, Albânia, onde seus pais Maria da Conceição Tupinambá Carvalho e José Reinaldo Carvalho estavam desenvolvendo trabalho militante pelo Partido Comunista do Brasil. Chegou em São Paulo com 1 ano de idade em 1982, onde cresceu e se tornou homem. Seu ensino fundamental e médio foi cursado no Colégio Madre Cabrini, na Vila Mariana. A ideologia comunista fez parte dos seus sonhos, da sua atividade social e da sua ética humanista.

Através da poesia expressou seus sonhos, sentimentos, pensamentos, ideais com talento e maestria, sensibilidade e beleza. Teve seus poemas publicados em quatro antologias da Confraria dos Poetas de cuja diretoria foi membro. Em memória, participou da Antologia 40 Poetas em São Paulo, organizada pelo Sarau dos Conversadores, lançada em 2019.
“A publicação deste livro é para seus país um bálsamo e também um misto de alegria e dor, pela falta imensurável, a sua ausência física. Sua passagem de 36 anos foi muito rápida. Existência curta, plena de significados”, escreve sua mãe.

“Daniel deixou imenso legado em incontáveis formas de repartição de amizade, bondade e amor. Entre elas, esta obra que agora vem à luz, a coletânea de seus poemas, a sua Melodia da Vida”, escreve seu pai, o jornalista e escritor José Reinaldo Carvalho, membro da direção nacional do Partido Comunista do Brasil e secretário-geral do Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz.

Esta Melodia da vida é um rico fragmento, um precioso exemplar da herança que Daniel legou aos que tiveram a sorte e a honra de conviver com ele.