Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

UNE relembra 50 anos do desaparecimento de Honestino Guimarães

11 de julho de 2023

O presidente da União Nacional dos Estudantes foi assassinado pela ditadura militar em 1973

O 59o Congresso da União Nacional dos Estudantes terá início na próxima quarta-feira (12/07) em Brasília. Para marcar a abertura do Congresso, a UNE prepara uma grande homenagem para o seu ex-presidente Honestino Guimarães, estudante da UnB desaparecido em 1973.

Goiano natural da cidade de Itaberaí – GO, Honestino se destacou nacionalmente como liderança do movimento estudantil no período mais trágico da ditadura militar, entre 1968 e 1973.

A abertura acontecerá a partir das 19 horas no Centro de Convenções de Brasília e será conduzida pelo show de Itamar Correia, que cantará músicas de sua autoria em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros.

Com a música Todos Estão Em Nós, Itamar Correia faz pela memória, verdade e justiça uma chamada simbólica, através de nomes históricos de pessoas que irão representar os nomes de todos os 434 brasileiros e brasileiras mortos e desaparecidos vítimas da ditadura civil e militar do golpe de 1964 no Brasil.

Durante a apresentação musical será cantada a música Xambioá, um trabalho musical em homenagem aos guerrilheiros e guerrilheiras mortos na guerrilha do Araguaia.

Itamar Correia terá acesso ao palco do Centro de Convenções de Brasília acompanhado por representantes do Comitê de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno, Grupo Tortura Nunca Mais de Goiás e da Fundação Maurício Grabois.

Tags

UNE