Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Entidades científicas defendem atual gestão do MCTI

19 de julho de 2023

As Diretorias da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicaram nota conjunta nesta quarta-feira (19/07)

As recentes notícias na imprensa de que o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estaria sendo cobiçado por partidos conservadores interessados em compor o governo Lula geraram desconforto nas principais entidades científicas da sociedade civil brasileira.

Na tarde desta quarta-feira (19/07), a SBPC e a ABC publicaram uma nota conjunta em que expressam “preocupação com as notícias alarmantes de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, uma conquista histórica da comunidade acadêmica, estaria sendo cobiçado por aqueles que não têm compromisso com as causas do conhecimento científico e do progresso econômico e social”.

A atual gestão do MCTI, sob a liderança da ministra Luciana Santos e do secretário-executivo Luis Manuel Rebelo Fernandes, ambos do PCdoB, conquistou reconhecimento e credibilidade na comunidade científica, algo que não aconteceu no período anterior com os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Em apenas seis meses, a atual gestão já garantiu a reestruturação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT), a recomposição do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC), o aumento no valor das bolsas de pesquisas e reposicionou estrategicamente o ministério na direção da transição energética. O MCTI também já anunciou a convocação da Conferência Nacional de CTI para o ano que vem.

Leia abaixo a íntegra da nota:

SBPC e ABC na defesa de um Ministério realmente da Ciência

As Diretorias da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), reunidas por ocasião do 75º aniversário da SBPC, no mês consagrado à ciência, expressam sua preocupação com as notícias alarmantes de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, uma conquista histórica da comunidade acadêmica, estaria sendo cobiçado por aqueles que não têm compromisso com as causas do conhecimento científico e do progresso econômico e social.

Na sociedade do conhecimento, não há desenvolvimento sem intenso recurso à ciência, a única capaz de produzir tecnologias e inovação, de que tanto depende o Brasil para realizar as inúmeras potencialidades que derivam de nossa riqueza humana e natural. Por esta razão, é essencial assegurarmos o respeito à qualidade conquistada por nossa comunidade universitária e científica, bem como efetivar os compromissos que assumiu o País, tanto para a supressão da fome e da pobreza, objetivo que consta do art. 3º de nossa Constituição, quanto para a construção de uma economia sem carbono, que nos permita dar a importante contribuição brasileira no combate ao aquecimento climático.

Mas tudo isso depende de uma clara garantia de que o Ministério da Ciência esteja realmente comprometido com o conhecimento científico e com as necessidades de nossa sociedade. O futuro do Brasil não pode estar atrelado a visões do passado.

19 de julho de 2023.

Diretorias da SBPC e da ABC