Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Seminário da FMG debate o nacional-desenvolvimentismo e o governo Lula

5 de setembro de 2023

O Novo PAC será o tema da primeira mesa do Seminário organizado pela Fundação Mauricio Grabois

A Fundação Mauricio Grabois prepara para o segundo semestre de 2023 uma série de debates sobre o nacional-desenvolvimentismo e o governo Lula.

A primeira mesa, já marcada para o dia 13 de setembro, terá como tema “O novo PAC e o projeto nacional de desenvolvimento”. Estarão na mesa o economista Diogo Santos, o cientista político Rubens Sawaya e o chefe da assessoria da presidência do BNDES e secretário-executivo da Comissão Mista BNDES-Petrobras William Nozaki, além da mediação de Aloisio Barroso.

O Novo PAC lançado pelo Presidente Lula contém nove eixos de investimento: Transporte eficiente e sustentável; cidades sustentáveis e resilientes; água para todos; educação, ciência e tecnologia; saúde; infraestrutura social inclusiva; transição e segurança energética; inclusão digital e conectividade; inovação para a indústria da defesa. Como se vê, não é trivial que o Novo PAC seja acompanhado da legenda “Desenvolvimento e Sustentabilidade”

O montante dos recursos envolvidos é da ordem de R$ 1,7 trilhão, oriundos da administração direta, das estatais, de financiamentos públicos e das empresas privadas. É seguramente o principal programa do governo Lula. O Presidente o considerou tão importante que declarou haver iniciado o terceiro mandato dele no dia do seu lançamento. 

Um desafio de grandes proporções

O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), tem pela frente barreiras como a reforma tributária, o marco fiscal e a utilização dos instrumentos do Estado para destravar investimentos. Para viabilizá-lo, o governo precisa desatar nós como os limites no Congresso Nacional e a mobilização popular, componentes da luta que depende fundamentalmente da luta de ideias e da formulação de políticas amplas e unitários.

Esse é o objetivo essencial desse ciclo de debates promovido pela Fundação Maurício Grabois – Cátedra Cláudio Campos. 

Tags