Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Ioepa lança biografia sobre Neuton Miranda

14 de setembro de 2023

Presidente da Ioepa, Jorge Panzera diz que mostrar a trajetória de Neuton Miranda ajuda a fortalecer a democracia

O lançamento da biografia “Neuton Miranda – Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política”, de Leila Mourão e Ismael Machado, que ocorreu na noite deste domingo (10), lotou o estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Entre os presentes, estava o governador do Estado, Helder Barbalho, que falou sobre a importância da Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa, que editou, imprimiu e lançou o livro.

A editora foi criada por Helder Barbalho em 2019, por meio de decreto que trata da política pública de edições e publicações de livros do Estado. “Foi de suma importância criar a editora, pois o Estado deve ser o fomentador e apoiador da nossa literatura, para que ela possa ser estruturada e impulsionada. Além de incentivar e dar oportunidade a nossos escritores e escritoras de mostrar seu talento. É dever do Estado, por meio da Ioepa, ultrapassar o limite da publicação do Diário Oficial e ser um indutor e impulsionador para que novas publicações aconteçam e, com isso, alçar a literatura e os autores a patamares que façam jus ao talento dos paraenses”, afirmou Helder Barbalho.

Lançamento – Além de amigos, personalidades públicas e o público em geral prestigiaram a noite de autógrafos de Ismael Machado e Leila Mourão. De acordo com Ismael, a o livro é resultado de uma pesquisa que se iniciou em 2019 e traz à luz detalhes da vida de Neuton Miranda. “O pontapé inicial do livro ocorreu em 2018, após o lançamento do livro ‘Paulo Fonteles’. De lá para cá, houve a pandemia, que atrapalhou as coisas, mas depois retomamos o trabalho. O livro trata de uma vida dedicada a resistir e a lutar pela democracia e liberdade. É de suma importância resgatar essa figura histórica da vida política paraense”, opinou.

O escritor e jornalista informou que o processo de feitura do livro incluiu muita pesquisa em centenas de documentos e entrevistas com pessoas que conviveram com o biografado. “Passei esse tempo me dividindo entre o Rio de Janeiro e o Pará. Eu ia escrevendo e a professora Leila Mourão ia fazendo a ‘edição’, dando o direcionamento, acrescentando fatos e histórias acerca de Neuton Miranda”, contou o jornalista.  E acrescentou: “Importante também mostrar um outro lado de Neuton, mais conhecido pela atuação política como deputado, secretário municipal, mostrar a atuação dele na militância, na luta contra a ditadura, os anos na clandestinidade”.

A historiadora Leila Mourão falou sobre a emoção de poder contar a história de Neuton Miranda desde os tempos de militância na juventude até seus anos finais. Leila Mourão também é ex-companheira de Neuton. Para ela, o lançamento da biografia foi marcado pela alegria e muita saudade.

Livro sobre o jornalista e político Neuton Miranda tem quase 500 páginas, de autoria do jornalista e cineasta Ismael Machado“A história das pessoas que dedicaram a vida toda à defesa da democracia, da liberdade e da justiça neste país deve ser sempre e sempre colocada a público. Temos que mostrar que valeu e vale a pena a luta por liberdade e contra o autoritarismo, principalmente após termos vivido os últimos quatro anos. Neuton era terno, meigo, ouvia a todos independentemente de cor, etnia e idade, e ao mesmo tempo, se contrapunha a tudo o que era excludente, preconceituoso e discriminador, de maneira geral”, contou Leila Mourão.

Ao reunir vários materiais, entrevistas e informações sobre Neuton Miranda, desde as primeiras conversas sobre o livro, o jornalista Ismael Machado deixa as impressões sobre o líder político que atuou por muito tempo na construção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e sobre como a história política e social vem sendo contada.

Personalidade – Neuton Miranda nasceu na cidade de Marabá, sul do Pará, em 22 de março de 1948, em uma das cidades palcos da Guerrilha do Araguaia. Estudou Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, quando ingressou no movimento estudantil. Foi vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), na gestão de Honestino Guimarães, perseguido pela ditadura militar, sendo obrigado a entrar para a clandestinidade nesse período da história brasileira. 

Neuton lutou contra as desigualdades, a violência e em prol da população de menor renda. Foi presidente da Cohab (Companhia de Habitação do Pará), quando iniciou a criação da Secretaria Municipal de Habitação e quando assumiu o antigo Departamento de Patrimônio da União do Pará. Ele faleceu em 20 de fevereiro de 2010, vítima de um ataque cardíaco.

Jorge Panzera, presidente da Ioepa, diz que um dos destaques da obra publicada pela Editora Dalcídio Jurandir é contar a vida de um personagem paraense. “Neuton é um paraense que dedicou a sua vida à construção de um país melhor. E isso é importante que seja destacado. Para a Imprensa Oficial fazer parte desse momento é importante”, disse Panzera.

O coordenador da Editora Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, afirmou que o livro “Neuton Miranda – Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política” faz o resgate histórico da luta pela liberdade no Brasil. “Para nós da ‘Dalcídio Jurandir’, foi importante receber o convite da professora Leila Mourão para publicar essa obra que traz à tona a vida de um homem importantíssimo para a história da política paraense”, lembrou Moisés Alves.

A biografia “Neuton Miranda – Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política” tem nove capítulos, 493 páginas e foi inserida na linha de publicações Científicas, Acadêmicas e Relações Interinstitucionais, produzida em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e com emenda parlamentar do ex-senador Paulo Rocha.

Serviço:

“Neuton Miranda – Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política”, de Leila Mourão e Ismael Machado está à venda no estande da Imprensa Oficial do Estado, na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções.

Confira abaixo a entrevista que Osvaldo Bertolino fez com os dois autores:

Fonte: Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes