Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

TV Grabois discute Ciência, Tecnologia e Inovação no governo Lula

9 de outubro de 2023

O evento foi organizado pela Cátedra Claudio Campos da Fundação Mauricio Grabois

Uma visão geral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse foi o tema do último debate do seminário “O nacional-desenvolvimentismo, a reconstrução nacional e o governo Lula” que foi realizado no dia 18 de outubro.

Participaram do debate a ministra Luciana Santos, o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, o membro da Academia Brasileira de Ciência, Luiz Davidovich, e o professor da USP, Alexandre Ramos. A mediação foi feita por Jorge Venâncio, assessor da FINEP.

Em uma brilhante fala de abertura, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou o papel da transição energética e da bioeconomia para o desenvolvimento do país. Ainda sobre a importância da questão ambiental, Luciana lembrou que o Brasil irá sediar a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP 30), evento que será realizado em Belém em novembro de 2025.

O professor Luis Fernandes registrou o lugar do Brasil na periferia do sistema capitalista mundial, no que hoje conhecemos como Sul Global. Luis Fernandes reafirmou a importância de um projeto nacional de desenvolvimento como o caminho para a acumulação de forças na direção do socialismo. E a ciência, tecnologia e inovação, observou Fernandes, são eixos centrais para esse desenvolvimento nacional. Ao tratar das áreas prioritárias do governo Lula, Fernandes lembrou da transição energética e da transição ecológica, entre outras. Entre os programas do governo, Luis Fernandes apresentou no contexto da necessária transição ecológica o Programa de Inovação para a Industrialização em Bases Sustentáveis e o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica, o Pró-Amazônia.

Para Luiz Davidovich, entre os grandes desafios do governo Lula estão as mudanças climáticas. Davidovich lembrou que o discurso do presidente Lula na Conferência do Clima no Egito reposicionou o Brasil na política internacional ao trazer para o centro da agenda a questão ambiental.

Confira abaixo a íntegra do debate que teve transmissão pela TV Grabois:

Tags