Louis Althusser 105 anos
O autor de Por Marx (1965) e Ler o Capital (1965) foi um dos principais marxistas do século XX
Por Theófilo Rodrigues
Há 105 anos, em 16 de outubro de 1918, nasceu o marxista argelino Louis Althusser.
Nascido na Argélia, Althusser migrou ainda jovem, em 1930, para a França. Com 30 anos de idade, em 1948, filiou-se no Partido Comunista Francês (PCF).
Na década de 1960, tornou-se um dos principais expoentes do marxismo estruturalista francês. Suas obras Por Marx (1965) e Ler o Capital (1965) são considerados verdadeiros clássicos do marxismo do século XX.
Assim como Antonio Gramsci, Althusser foi um dos grandes responsáveis pela atualização da teoria marxista do Estado no século XX, em particular com seu ensaio sobre os aparelhos ideológicos de Estado.
Crítico do economicismo, Althusser recupera de Marx a noção de que o econômico é determinante apenas em última instância. Com isso, sua interpretação abre espaço para o papel de outras instâncias da superestrutura na reprodução das relações sociais. É isso o que fazem aparelhos ideológicos de Estado como a Igreja e a escola. Atualizando Althusser, poderíamos dizer: é exatamente isso o que fazem as big techs no século XXI.
Althusser foi também um genial professor de teoria política ou, como prefere, de filosofia da história. Seu livro Política e história perpassa o pensamento de diversos clássicos da teoria política moderna como Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.
Seu pensamento formou uma rica escola de discípulos com nomes como Nicos Poulantzas, Alain Badiou e Étienne Balibar.
Em 22 de outubro de 1990, o filósofo faleceu em Paris.
Em homenagem ao legado marxista de Althusser, a Fundação Mauricio Grabois disponibiliza o Dossiê Louis Althusser com alguns textos de comentaristas sobre a obra do argelino.
Clique aqui para conferir o Dossiê Louis Althusser
Confira abaixo alguns dos textos que compõem o Dossiê:
O pensamento marxista de Louis Althusser, por Fábio Palácio (UFMA) e Luiz Eduardo Motta (UFRJ)
A favor de Althusser, por Luiz Eduardo Motta (UFRJ)
Prefácio à nova edição do livro de Louis Althusser, por Luiz Eduardo Motta (UFRJ)
Marxismo e atualidade do pensamento de Althusser, por Alecilda Oliveira
Theófilo Rodrigues é cientista político.