Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

TV Grabois discute a questão da Defesa e da Transição Energética

8 de novembro de 2023

O debate contou com a presença do presidente do CNPq, Ricardo Galvão

Nesta quarta-feira (08/11), a TV Grabois transmitiu a terceira mesa do Ciclo de Debates 2023 – O Nacional Desenvolvimentismo e a Reconstrução Nacional no Governo Lula.

Promovido pela Fundação Maurício Grabois através da Cátedra Claudio Campos, o tema do debate foi “Ciência Tecnologia e Inovação – A questão da Defesa e a Transição Energética”.

O debate contou com a presença do presidente do CNPQ Ricardo Galvão, do Professor da ESG Ronaldo Carmona e da vice-presidente da SBPC Dra. Francilene Garcia. A apresentação foi feita pelo vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, e a mediação por Mariana Moura, Diretora de governança e indicadores de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e líder do Movimento Cientistas Engajados.

“Nós não vamos ter um desenvolvimento que seja sustentável sem políticas públicas que sejam fortemente baseadas na ciência tecnologia”, defendeu Ricardo Galvão. O presidente do CNPq explicou que o desmatamento da Amazônia vem sendo reduzido, o que é uma ação importante do governo Lula. No entanto, o desmatamento do Cerrado ainda é um desafio que precisa ser enfrentado. Galvão sustentou ainda a necessidade de superar a queima de combustíveis fósseis em termoelétricas no Brasil e sugeriu que a energia nuclear pode ser um caminho para a diversidade de fontes energéticas no país.

Seguindo por linha semelhante, a vice-presidente da SBPC indicou que a Agenda 2030 deveria informar mais as ações do governo. De acordo com Francilene Garcia, “o Brasil ainda não conseguiu conceber e implementar um plano de investimento compatível com o tamanho do problema que a gente tem”.

Já Ronaldo Carmona lembrou que o desafio da transição energética é superar a dependência tecnológica. “É preciso desenvolver a capacidade nacional de energia eólica e solar, adensando e apoiando empresas de capital nacional”, argumentou Carmona.

Confira abaixo a íntegra do debate: