Cida Pedrosa está entre os finalistas do 65º Prêmio Jabuti
Escritora pernambucana foi indicada na categoria de poesia, com o livro “Araras Vermelhas”
A poeta pernambucana Cida Pedrosa é finalista do 65º Prêmio Jabuti na categoria Poesia com o livro “Araras vermelhas“. A premiação divulgou a lista de cinco finalistas em cada uma de suas 21 categorias nesta terça-feira (21/11).
“Araras Vermelhas“ foi publicado pela Companhia das Letras (2022) e já amealhou o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, um dos prêmios mais respeitados do setor, como Melhor Livro de Poesia.
A obra é um longo poema lírico-épico que resgata um episódio controverso da história recente brasileira: a Guerrilha do Araguaia, movimento comunista existente na região amazônica brasileira entre as décadas de 1960 e 1970, na ditadura militar.
Em 140 páginas, Pedrosa mescla memórias pessoais, detalhes históricos e referências culturais em uma narrativa longa, recheada de diversos tipos de composição poética.
Cida Pedrosa é vereadora pelo PCdoB – partido, inclusive, que é diretamente relacionado à temática do livro: “Eu queria colocar guerrilheiros e guerrilheiras no colo das pessoas, no coração das pessoas. Para que as pessoas entendessem de fato o que aconteceu”.
Sobre o 65º Prêmio Jabuti
Nesta edição, o prêmio recebeu 4.245 inscrições de obras. As 21 categorias são distribuídas em quatro categorias: distribuídas em quatro eixos (Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Entre os indicados, estão nomes como Drauzio Varella, Ruy Castro, Cristovão Tezza e Geovani Martins. Os vencedores serão revelados em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, no dia 5 de dezembro. Todos os semifinalistas podem ser conferidos no site do Prêmio Jabuti.
Uma das novidades deste ano é que o vencedor do “Livro do Ano”, além do prêmio de R$ 70 mil, receberá passagens e estadia pagas para participar da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
Também foi criada a categoria “Escritor Estreante”, que é voltada para autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022, na categoria romance de entretenimento ou romance literário.
Com informações da Folha de Pernambuco