Clube de Leitura
Lançamento do livro “Hip-hop: 50 anos, 50 crônicas” de Toni C.
No dia 23 de novembro, às 20 horas, o Itaú Cultural (IC) recebe o lançamento do livro Hip-hop: 50 anos, 50 crônicas, do escritor e roteirista Toni C. O evento conta com a participação do autor e dos rappers Rashid, Renan Inquérito, Sharylaine e Richard Santos (Big Richard).
Um dos maiores e mais importantes movimentos de contracultura do mundo, o Hip-Hop completa 50 anos de explosão criativa e resistência artística, cultural e social. Na corrente das comemorações, o livro de Toni C. é uma seleção de textos escritos pelo autor nos últimos 20 anos, publicados em diferentes veículos, e tem prefácio do rapper Emicida, apresentação do rapper Rashid e capa do artista Alexandre de Maio.
Distante de uma abordagem hermética ou enciclopédica, a obra nos leva aos espaços de vivência do movimento Hip-Hop: o palco, o camarim, o backstage e a rua. Narrados em primeira pessoa, os textos evidenciam as várias realidades da cena e não se furtam a questionar elementos da própria cultura, mostrando-se uma leitura essencial para quem quer conhecer a história e para aqueles que já a conhecem por experiência própria.
Mais sobre o escritor: Toni C. é um dos maiores elaboradores do Hip-Hop brasileiro, biógrafo do rapper Sabotage: Um Bom Lugar, autor do romance “O Hip-Hop Está Morto! – A História do Hip-Hop no Brasil”, roteirista de documentários: AmarElo – É Tudo Pra Ontem – Emicida (Netflix), diretor do filme: É Tudo Nosso: É Tudo Nosso! O Hip-Hop Fazendo História (Spcine Play). Sua mais recente obra literária, Hip-Hop: 50 anos, 50 crônicas, reúne textos publicados em diferentes veículos, produzidos ao longo das últimas duas décadas.
Sobre os convidados:
Sharylaine – Cantora, compositora e intérprete. MC pioneira, integra a Cultura Hip-Hop desde 1985 em São Paulo, se consagrando como rapper em 1986, participou das origens da cena cultural na Estação São Bento do metrô, onde sua história se funde e se confunde com a história da própria cultura Hip-Hop na cidade. Em 38 anos de estrada se tornou referência e ainda carrega a marca de permanecer em atividade desde os primórdios até a atualidade.
Renan Inquérito – Mestre (sem) Cerimônias, rapeiro e sarauzeiro, compositor, geógrafo, atua no Hip-Hop desde 1997 com o grupo que fundou Inquérito. Com oito discos, dezenas de músicas, videoclipes e centenas de shows. Autor dos livros #PoucasPalavras e Poesia Pra Encher a Laje. Seu mais recente trabalho, ABRAKBÇA é um projeto que apresenta o Hip-Hop para o público infantil, com participação de grandes artistas como Maria Rita, Adriana Calcanhoto, Arnaldo Antunes, Emicida, Rashid e O Teatro Mágico. Renan Inquérito faz comentários na presente obra: Hip-Hop: 50 anos, 50 crônicas.
Rashid – MC, iniciou sua carreira nas batalhas de MCs do Santa Cruz, e se consolidou como uma das vozes centrais do rap nacional, com três EPs, três mixtapes, quatro álbuns de estúdio e centenas de shows e participações marcantes em grandes festivais, o rapper é também autor do livro Ideias Que Rimam Mais Que Palavras Vol. 1 e do mais novo lançamento a HQ: Soudtrack que produziu com o ilustrador Guilherme Match. Rashid assina a contracapa no brilhante texto de apresentação do livro Hip-Hop: 50 anos, 50 crônicas onde narra a recente viagem que fez à Nova York no marco dos 50 anos da cultura Hip-Hop.
Richard Santos (Big) – Richard Santos se consagrou no Hip-Hop como Big Richard, atuou na primeira posse de rap do Rio de Janeiro, a ATCON (Associação Atitude Consciente), integrou o grupo de rap Consciência Urbana. É Doutor em Ciências Sociais (UnB), Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília, autor dos livros: Hip-Hop: Consciência e Atitude, Maioria Minorizada – Um dispositivo analítico de racialidade e Branquitude e Televisão – A nova África (?) na TV pública, o seu mais recente livro é Mídia, Colonialidade e Imperialismo Cultural – O caso comparado da TV pública no Brasil e Argentina. Big Richard faz comentários no livro Hip-Hop: 50 anos, 50 crônicas. Está pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia, que acaba de conceder o título de Doutor Honoris Causa a Pedro Paulo Soares Pereira – Mano Brown.
Lançamento de Hip-hop: 50 anos, 50 crônicas, de Toni C.
quinta 23 de novembro de 2023
às 20h
[duração aproximada: 70 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares