Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

FMG discute trabalho e emprego em novas bases tecnológicas na TV Grabois

13 de dezembro de 2023

O evento teve transmissão pela TV Grabois

Política, economia e reindustrialização: trabalho em emprego em novas bases tecnológicas. Esse foi o tema da última mesa do seminário “O nacional-desenvolvimentismo e governo Lula” organizado pela Cátedra Cláudio Campos da Fundação Mauricio Grabois que aconteceu na quinta-feira (14/12).

Com transmissão pela TV Grabois, o evento contou com a participação da secretária-executiva do Conselho Nacional do Desenvolvimento Industrial (CNDI) Verena Hitner, do professor da Unicamp Mariano Laplane e do ex-ministro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Sergio Rezende.

A apresentação foi feita pelo economista Nilson Araújo de Souza e a mediação pelo diretor da FMG Nivaldo Santana.

Mariano Laplane explicou que o Brasil mudou e com isso a própria forma da industrialização. “Seria um grande equívoco repetir a industrialização do passado, por isso não gosto do termo reindustrialização. Prefiro a neoindustrialização”, defendeu o professor da Unicamp.

Verena Hitner lembrou que a industrialização precisa estar conectada com o desenvolvimento do país. “O mundo inteiro passa por um processo de desindustrialização. No caso do Brasil, esse processo vem associado a um processo de piora da qualidade de vida das pessoas”, argumentou Verena. Verena destacou ainda o lugar prigilegiado ocupado pelo Brasil na agenda da sustentabilidade. “Nós somos a grande referência internacional da energia limpa”, registrou secretária-executiva do CNDI.

Já o ex-ministro Sergio Rezende apontou a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nacional. “Não é uma coincidência que os oito maiores países do mundo, do ponto de vista econômico, sejam também os oito países que mais produzem ciência no mundo”, indicou Rezende.

Confira aqui: