A Editora Anita Garibaldi e a Fundação Maurício Grabois lançam no próximo dia 26/01, sexta-feira, o livro “Lênin: um século depois”. O livro, organizado por Aloísio Barroso e Osvaldo Bertolino, conta com artigos de 30 especialistas na obra do revolucionário russo.
A coletânea sai no momento em que é lembrado o centenário da morte de Vladimir Ilitch Ulianov Lênin.
Lênin nasceu em 22 de abril de 1870, em Simbirsk, na Rússia, e faleceu em 21 de janeiro de 1924, em Gorki.
O lançamento acontecerá no auditório da sede nacional do PCdoB em São Paulo a partir das 18:30.
Confira abaixo a orelha do livro escrita pelo presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro.
A árvore leninista do marxismo
Adalberto Monteiro*
Este livro é uma mostra do tamanho da obra de Vladimir Lênin. O leitor encontrará aqui um leque de abordagens que o levará certamente a um aprofundamento do conhecimento da produção desse que é principal teórico do marxismo na fase imperialista do capitalismo. Mesmo os que possuem familiaridade com a vasta obra de Lênin, certamente será despertado para algum aspecto de sua teoria nesse conjunto de textos produzidos por acadêmicos, pesquisadores, historiadores e jornalistas, inclusive de fora do Brasil, alguns deles militantes comunistas.
Temos o desafio de vincar um processo revolucionário respondendo às exigências da luta de classes na atualidade, firmado nas raízes da teoria científica do socialismo, tarefa que a Fundação Maurício Grabois e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) têm procurado enfrentar. Este livro é mais uma contribuição para essa jornada. Nele estão os frutos de uma árvore em constante florescimento. Sua seiva é a teoria revolucionária, a luz do conhecimento científico e da ação política concreta para as transformações sociais.
O livro revela a dimensão da obra de Lênin. Com base em sua teoria, o mundo adquiriu nova face e avançou no processo civilizatório. Seus aportes, em múltiplas dimensões, ao marxismo numa época do capitalismo em seu estágio avançado se constituíram em organizações políticas que levaram à prática transformações sociais profundas. O leitor verá aqui exemplos como as revoluções russa, chinesa, cubana, além de guerras de libertação nacional contra o nazifascismo e o imperialismo. Cada qual com as suas particularidades.
Outra característica do livro é o ensinamento sobre as experiências revolucionárias, a análise de seus êxitos e fracassos, e a revisita às origens das formulações de Lênin para, nessa etapa de nova luta pelo socialismo, compreendermos melhor os seus conceitos. Buscarmos na essência do leninismo a riqueza do marxismo.
Em especial a lógica de superação de dogmas, de esquematismos e artificialidades. E, ao mesmo tempo, reencontrar a solidez da teoria leninista. Do alicerce leninista, ir além, semelhante ao que fez Lênin em seu tempo. E, assim, enriquecer e desenvolver o marxismo para que esteja à altura das necessidades da revolução socialista na contemporaneidade.
*Presidente da Fundação Maurício Grabois e secretário de Formação e Propaganda do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)