Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Curso nível 3 do PCdoB reúne quase 90 alunos e 25 professores

5 de fevereiro de 2024

O curso tratou do Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo-Leninismo

No último dia 31 de janeiro foi encerrado o curso Aprofundamento dos Conceitos do Marxismo-Leninismo (Nível III) da nossa Escola. Nesta 12ª edição, 85 quadros receberam o certificado de conclusão do curso. Tivemos a representação organizada de 13 comitês estaduais e da Secretaria Nacional de Juventude, que inscreveu uma grande delegação. Foram 45 mulheres e 40 homens, que expressaram de modo geral o trabalho do Partido nas diversas frentes de atuação, do movimento de juventude ao movimento sindical, passando pelas lutas pela emancipação da mulher, antirracistas e militantes da frente institucional. Um perfil mais profundo dos (as) participantes será realizado em breve.

Na edição deste ano, a Escola Nacional inovou no formato, buscando uma síntese entre os anteriores cursos completamente presenciais que duravam duas semanas e os dois anos (2022-2023) e aqueles nos quais o Nível III foi realizado totalmente na modalidade remota.

Contando com um grande conjunto de aulas virtuais pré-gravadas, com cerca de 40 horas e apostila de suporte hospedadas na plataforma de ensino à distância da Escola, os participantes estudaram esses conteúdos previamente, conforme o tempo de cada um e vivenciaram o trabalho presencial entre os dias 26 e 31 de janeiro, na sede nacional do PCdoB em São Paulo.

Nesses dias, puderam participar da aula magna com a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos e, no dia 26, do lançamento do livro em memória ao centenário do falecimento de Lênin. Nos cinco dias subsequentes, ocorreram os debates presenciais com cada um dos cinco núcleos nacionais de ensino e pesquisa da Escola (Filosofia Marxista, Estado e Classes Sociais, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo Como Necessidade Histórica e Partido Comunista – Concepção, Teoria e Trajetória Histórica). Os debates com professores (as), e as atividades em grupos, foram essencialmente em torno dos temas e conteúdos estudados nas aulas pré-gravadas, ao lado de uma palestra extra a cada dia, nos termos do currículo da Escola. Foram mais 45 horas de atividades presenciais configurando uma cara horária total de 85 horas. Entre as participações presenciais e remotas, tivemos a intensa contribuição de 25 professores (as).

Como é da tradição dos cursos Nível III desde a sua primeira edição em 2009, intensos debates foram realizados com os (as) professores (as) e entre a própria turma, uma vez que de modo geral quem participa desse curso traz consigo uma intensa vivência política e, como é natural, concepções e visões de mundo diversas, além de faixas etárias distintas, formação escolar/acadêmica também diferenciadas bem como o próprio tempo de militância no PCdoB. E na concepção do trabalho de formação do Partido, pela qual cada militante que conclui o Nível III pode ser formador (a) nos cursos realizados nas bases militantes dirigidas pelos comitês municipais e estaduais, a Escola coloca a disposição do coletivo partidário mais um conjunto de quadros que podem contribuir bastante para o reforço dessa atividade essencial para um partido comunista.

É importante ressaltar por fim, a intensa parceria entre a Escola Nacional João Amazonas e a Fundação Maurício Grabois, em especial no tocante à estrutura material geral para a realização do curso; o intenso papel das secretarias de formação e propaganda e a secretaria nacional de juventude para viabilizar a inscrição, estudo prévio e deslocamento dos (as) camaradas cursistas, um grande trabalho coletivo de mobilização. Grande destaque deve ser dado para as coordenações dos núcleos de ensino e pesquisa, que garantiram a participação – presencial e remota – dos (as) professores (as) que gravaram as aulas virtuais e comandaram a cada dia os debates: Ilka Bichara (N.E.P sobre Filosofia Marxista), Fernando Garcia (N.E.P sobre Estado e Classes Sociais), Aloisio Sérgio Barroso (N.E.P sobre Economia Política e Desenvolvimento), Altair Freitas (N.E.P sobre o Socialismo Como Necessidade Histórica) e Caio Botelho (N.E.P sobre Partido Comunista). Toda essa equipe é dirigida pelo camarada Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação e Propaganda e presidente da Fundação Maurício Grabois.

Altair Freitas – Diretor da Escola Nacional João Amazonas