Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Conferência de C,T&I para o desenvolvimento social lota UERJ no Rio

15 de março de 2024

Evento foi organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

“Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. Esse foi o tema da Conferência temática nacional que foi realizada nesta sexta-feira (15/03) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O encontro, realizado no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCT), teve sessões solenes com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da deputada federal, Jandira Feghali (PCdoB); do presidente do IBGE, Marcio Pochmann; do Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI, Inácio Arruda; e da reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva.

A conferência reuniu mais de mil pessoas, com representações da comunidade científica e movimentos sociais de todo o Brasil. Com transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no YouTube, os encontros vão discutir pautas como a popularização da ciência e o fortalecimento da cultura científica.

“Essa conferência é fundamental para construirmos no Brasil uma ciência que esteja voltada para a resolução dos problemas da classe trabalhadora”, avaliou a deputada estadual Dani Balbi (PCdoB) em suas redes sociais.

O evento faz parte do processo preparatório à quinta edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília.

Em seu discurso, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, destacou a importância da popularização do conhecimento científico, de modo que ele não fique restrito ao ambiente acadêmico. “Este encontro tem como objetivo examinar a realidade brasileira e pensar em soluções para nossos desafios. É preciso envolver toda a diversidade da população nesse debate, e não apenas uma pequena fração dela”, disse ele.

Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias