Na próxima sexta-feira (22/03), o SESC Pinheiros realiza o “Ciclo 60 anos de 64” com uma programação recheada de filmes sobre a ditadura militar no Brasil.
Curador da programação, Renan Quinalha explica que “o Ciclo está organizado em quatro encontros, que exploram as linguagens do cinema e da literatura, adotando uma perspectiva interseccional dos marcadores sociais da diferença de raça, etnia, gênero e orientação sexual e identidade de gênero”.
Cada encontro será dividido em duas partes: a exibição de um filme com duração de até duas horas, seguida por um bate-papo entre pessoas de referência no ativismo, na pesquisa acadêmica ou na produção literária sobre a temática.
Entre os filmes da programação está Osvaldão, documentário que relata a saga de Osvaldo Orlando da Costa, líder da Guerrilha do Araguaia (1972-1974), movimento de resistência à ditadura militar. Este herói negro, temido pelos militares e admirado pela população amazônica, é apresentado através dos olhos e corações locais. O filme revela sua trajetória, desde campeão de boxe em Passa Quatro até sua participação na luta armada.
Sobre o filme Osvaldão
Dir. Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Michiles.
Local: Sala de Oficinas – 2º andar
Data: 22/03 – Sexta, das 17h às 19h