Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

SESC Pinheiros realiza “Ciclo 60 anos de 64” com filme “Osvaldão”

15 de março de 2024

Filme sobre um dos líderes da Guerrilha do Araguaia será exibido na sexta-feira (22/03)

Na próxima sexta-feira (22/03), o SESC Pinheiros realiza o “Ciclo 60 anos de 64” com uma programação recheada de filmes sobre a ditadura militar no Brasil.

Curador da programação, Renan Quinalha explica que “o Ciclo está organizado em quatro encontros, que exploram as linguagens do cinema e da literatura, adotando uma perspectiva interseccional dos marcadores sociais da diferença de raça, etnia, gênero e orientação sexual e identidade de gênero”.

Cada encontro será dividido em duas partes: a exibição de um filme com duração de até duas horas, seguida por um bate-papo entre pessoas de referência no ativismo, na pesquisa acadêmica ou na produção literária sobre a temática. 

Entre os filmes da programação está Osvaldão, documentário que relata a saga de Osvaldo Orlando da Costa, líder da Guerrilha do Araguaia (1972-1974), movimento de resistência à ditadura militar. Este herói negro, temido pelos militares e admirado pela população amazônica, é apresentado através dos olhos e corações locais. O filme revela sua trajetória, desde campeão de boxe em Passa Quatro até sua participação na luta armada.

Sobre o filme Osvaldão

Dir. Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Michiles.

Local: Sala de Oficinas – 2º andar

Data: 22/03 – Sexta, das 17h às 19h