Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Seminário “60 anos do golpe” promovido pelo PCdoB lota Alerj no Rio

7 de abril de 2024

O evento tratou da participação dos comunistas na luta contra a ditadura militar no Brasil

“60 anos do golpe: a luta dos comunistas contra a ditadura”: esse foi o tema do seminário promovido pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que lotou o auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última sexta-feira (05/04).

Com mediação realizada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do IUPERJ/UCAM, Theófilo Rodrigues, o evento foi aberto pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB), que fez uma contextualização histórica do golpe e da ditadura empresarial-militar que se instalou no Brasil em 1964. Deputada estadual, Dani Balbi foi a responsável por abrir as portas da Alerj para a realização do evento.

Em seguida, foi iniciado o painel “Os comunistas na luta contra a ditadura no Rio”, que contou com a participação de José Roberto Luna, Dilceia Quintela e Caíque Tibiriçá, dirigentes do PCdoB que tiveram uma importante atuação na resistência. Os camaradas deram depoimentos emocionantes sobre a luta travada nesse período sombrio da história do país. O presidente do PCdoB-RJ, Daniel Iliescu, também participou desse painel.

Posteriormente, foram realizadas discussões sobre Memória e Verdade, bem como, sobre o papel das empresas no golpe e na ditadura. Participaram do debate as professoras Fernanda Pradal e Ana Carolina Reginatto, além do Secretário Sindical e ex-presidente estadual do Partido, João Batista Lemos.

O Seminário foi finalizado com a participação da dirigente comunista Ana Rocha, que falou sobre a sua atuação na rádio Tirana na Albânia durante o período da ditadura. Ana Rocha contou como esse instrumento de comunicação foi importante para a atuação dos comunistas no Brasil e para a quebra a censura imposta pelos militares no país.