O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai ser o responsável pela guarda, organização e divulgação do arquivo do físico Luiz Pinguelli Rosa. As conversas entre a instituição e a família de Pinguelli começaram após a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, colocar o museu à disposição para receber o acervo desse que foi um dos principais cientistas brasileiros das últimas décadas.
Na manhã desta segunda-feira (22/04), uma cerimônia realizada no MAST com a presença da ministra Luciana Santos marcou a entrega do acervo pela família.
“Tenho a honra de poder colocar à disposição da família do professor Luiz Pinguelli Rosa todo o conhecimento técnico e científico do Museu de Astronomia e Ciências Afins, o MAST, na guarda e na preservação dos acervos pessoais do nosso cientista. Instituição de referência, o MAST reúne todas as condições para manter viva a memória de Pinguelli Rosa. Com isso nós vamos preservar e franquear o acesso à sua obra, garantindo dessa forma que o seu legado sirva de inspiração para as futuras gerações”, afirmou.
Além da ministra, participaram da cerimônia o Diretor do MAST, Marcio Rangel, o chefe de gabinete da ministra no MCTI Rubens Diniz, o Sr. Luiz Eduardo Lomba Rosa, o Prof. André Spitz, a Sra. Dominique Ribeiro, o Prof. Fernando Peregrino, o Prof. Ildeu de Castro Moreira e o Prof. Nelson Maculan. Também esteve na atividade a representação da deputada estadual Dani Balbi (PCdoB).
Durante o evento foi lançado o documentário 60 anos do golpe de 1964: ciência em tempos de ditadura (Luiz Pinguelli) dirigido pelo jornalista Fabio Lau.
O Documentário está disponível abaixo:
Localizado em São Cristóvão, o MAST é referência na preservação de acervos de ciência e tecnologia no país. Após a chegada desses documentos, especialistas da instituição vão catalogar adequadamente o material e disponibilizar o acervo para pesquisadores da área.
A íntegra do evento está disponível aqui: