CASB lança pesquisa sobre “As classes trabalhadoras”
O CASB é uma iniciativa das fundações Maurício Grabois, Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, e Rosa Luxemburgo
O Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB) lança na próxima sexta-feira (09/08), em São Paulo, o relatório com os resultados da pesquisa “As classes trabalhadoras”.
A pesquisa mostra, por exemplo, que somente 20% dos brasileiros são contra a taxação de grandes fortunas. De acordo com o estudo, 53% são a favor da medida, 20% são contra, 16% não concordam nem discordam e 12% não sabem ou não responderam. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é contrário a esse tipo de taxação, 40% concordam com a medida, 20% não concordam nem discordam, 33% discordam e 9% não sabem ou não responderam.
A pesquisa também avaliou a opinião sobre a reforma agrária. Os dados mostram que 40% dos brasileiros concordam, 20% não concordam nem discordam, 27% são contra e 13% não sabem ou não responderam.
A pesquisa é um esforço do CASB, realizada com o objetivo de aprofundar a compreensão da nossa realidade e identificar desafios para ampliar um projeto democrático e popular. Foram realizadas 4017 entrevistas com público representativo da população adulta brasileira que vive do trabalho, de 18 a 55 anos, entre 22 de novembro e 10 de dezembro de 2023. Também foi feita uma pesquisa qualitativa com 14 grupos focais presenciais com trabalhadores de empresas de plataforma da cidade de São Paulo e Região Metropolitana.
O CASB é uma iniciativa das fundações Maurício Grabois, Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, e Rosa Luxemburgo, criada em 2023 com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as mudanças na sociedade brasileira e produzir diagnósticos – auxiliando os partidos e o governo na tarefa de democratização da sociedade e das instituições; e na organização do campo democrático popular.