Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    China

    FMG recebe Centro de Cooperação Econômica da China

    A Fundação Maurício Grabois considera estrategica a parceria entre o Brasil e a China.

    A Fundação Maurício Grabois (FMG) recebeu nesta segunda-feira (02/09) a delegação do Centro de Cooperação Econômica da China para troca de experiências.

    O objetivo do encontro foi debater a situação econômica atual da China, as resoluções da última sessão plenária do PCCh, a estrategia de abertura econômica da China e a cooperação econômica Brasil China.

    Presidente da FMG, Walter Sorrentino explicou o sentido do encontro:

    “Nosso evento teve por tema o exame da decisão do Partido Comunista da China do aprofundamento abrangente da reforma para promover a modernização chinesa. Do ponto de vista da Fundação Grabois, acho que tem três significados muito importantes. O primeiro é que é uma expressão do alto nível das relações entre os Partidos Comunistas da China e do Brasil – e seus departamentos internacionais. O segundo é que é um estímulo. Esse evento é o estudo de uma das experiências mais fascinantes do tempo contemporâneo: o êxito da China em seu caminho pelo socialismo com características próprias. A teoria do socialismo amadureceu e isso tem uma importância mundial. E, por último, o sentido da Grabois. Na Grabois estão hoje os principais pesquisadores da experiência chinesa. Vamos dedicar inclusive a Revista Princípios e sua próxima edição a economia do projetamento. Elias Jabbour e muitos outros lideram esse processo”.

    Leia mais: FMG recebe comitiva da Universidade Renmin da China

    O empresário Christian Callas, que também esteve no encontro, avaliou de forma positiva essa relação entre China e Brasil.

    “Eu entendo que foi um evento onde se discutiu abertamente e com muita objetividade questões fundamentais para qualquer economia, principalmente a economia brasileira. Uma oportunidade de se inserir numa nova ordem geopolítica e econômica que está se criando. Isso é muito importante para cada um dos empresários, que estão a cada dia lutando para se manterem vivos e competitivos. Pela primeira vez em muito tempo a gente vê uma chance de um planejamento com começo, meio e fim para o crescimento da indústria e da produtividade do Brasil”, resumiu Callas.

    Participaram da reunião o sr. Ke Zhizhong, presidente do Centro de Cooperação Econômica da China, e o sr. Jia Chen, Ministro Conselheiro da Embaixada da China no Brasil entre outros representantes.

    Tags
    Notícias Relacionadas