Clube de Leitura

“O Estado mínimo está na mesa”, o novo livro de Luciano Rezende
Por: RedaçãoPor Altamiro Borges
O livro “O Estado Mínimo está na mesa: os impactos do neoliberalismo na agricultura brasileira”, escrito pelo professor e estudioso da questão agrária Luciano Rezende Moreira, é uma obra fundamental para se compreender o processo de desnacionalização, desindustrialização e privatização da cadeia produtiva agropecuária brasileira. Implantado no Brasil desde a década de 1980, o neoliberalismo atingiu em cheio também a agropecuária brasileira, sendo responsável por uma série de distorções, tais como a volta do Brasil ao chamado Mapa da Fome durante o governo Bolsonaro, mesmo sendo o nosso país um dos maiores produtores de alimentos do mundo.
A obra ajuda a desmistificar as falsas contradições criadas no atual debate sobre a agricultura brasileira, muitas das quais servem mais para dividir um fundamental setor econômico e social do país do que propriamente para unificar em torno da crítica daquilo que é, sem lugar à dúvida, o centro do problema: o neoliberalismo. Ou seja, não é o aspecto técnico da produção (uso de sementes melhoradas, uso racional de insumos e defensivos agrícolas, etc.) o alvo das denúncias, mas o aspecto político nefasto que beneficia alguns poucos em detrimento dos grandes interesses da nação. Por todas as páginas, vê-se um apelo pela retomada de um Projeto Nacional de Desenvolvimento, com destaque para a valorização da ciência nacional, capaz de abarcar todos os setores sociais e econômicos do Brasil, destacadamente a agricultura.
A ciência nacional, que tanto contribuiu para o desenvolvimento técnico da produção agropecuária, precisa ser continuamente valorizada, sem lugar para a negação de suas conquistas. Por outro lado, a apropriação dessas conquistas e a concentração dessa riqueza por uma minoria, atreladas aos interesses estrangeiros, é caminho conhecido de nossa nação para a subalternidade.
Clique aqui para adquirir o livro.
- Título: O estado mínimo está na mesa: os impactos do neoliberalismo na agricultura brasileira
- Autor: Luciano Rezende Moreira
- ISBN: 978-65-89805-42-7
- Editora: Anita Garibaldi
- Apoio: Fundação Maurício Grabois
- Ano de publicação: 2024
- Edição: 1ª
- Páginas: 236
- Dimensões: 16cm x 23cm x 2cm
- Peso: 380g

