O Estado brasileiro e seus desafios no século XXI, novo livro de Ronald Freitas
O livro sai pela editora Observador Legal em parceria com a Fundação Maurício Grabois.
Já está disponível o livro “O Estado Brasileiro e seus Desafios no Século 21 – Uma Breve História”, de Ronald Freitas, advogado e dirigente do Partido Comunista do Brasil. O livro chega ao público com o desafio, pouco enfrentado na arena política — e mesmo na academia –, de fazer um debate profundo sobre a necessidade de mudanças estruturais do estado brasileiro. O livro é uma publicação da editora Observador Legal, em parceria com a Fundação Maurício Grabois. Para o autor, que vem estudando esta temática nos últimos anos, este é “um livro que tem a pretensão de procurar entender, e levar à reflexão os leitores sobre porque o Brasil, um país tão vasto, tão populoso, com amplos recursos naturais, com razoável grau de desenvolvimento econômico e com uma vocação natural de ser uma grande potência, patina no seu processo de desenvolvimento e construção nacional.” Freitas faz questão de ressaltar que não se trata de uma análise pretensamenta isenta. “É um livro escrito por um militante que tem lado e que luta por ver seus sonhos de emancipação humana concretizados. E isso significa um livro, que se baseia em pesquisa e fatos históricos, e na busca de encontrar saídas para os desafios que o nosso país enfrenta para ser uma Nação onde seu povo seja livre, prospero e pacífico.”
O ex-vice-prefeito de Recife e também dirigente do PcdoB, Luciano Siqueira, assina a apresentação do livro, na qual afirma que Freitas soube abordar a natureza complexa e contraditória do Estado “com os dois pés fincados na realidade”, como sugeria o revolucionário russo G. V. Plekhánov, cotejando meticulosamente dados históricos e atuais e propondo um debate oportuno e urgente. “Ronald Freitas nos conduz a um retrospecto acerca da instituição Estado como elemento civilizatório da humanidade, matizando-o em cada uma das formas que tem adotado ao longo da História; e nos guia a uma compreensão precisa do Estado brasileiro em suas peculiaridades, virtudes e defeitos.”, diz Siqueira. Ele também destaca que o autor desenvolve sua análise “sem concessões a uma espécie de otimismo apressado e inconsequente que muitos adotam diante do que se considera, na atualidade, a possibilidade de rompermos com os grilhões macroeconômicos e institucionais neoliberais”.
O advogado Durval de Noronha Goyos Jr., editor da Observador Legal, assina o prefácio da obra, no qual avalia que “O Estado Brasileiro e seus Desafios no Século 21 – Uma Breve História” é um livro “fundado nas melhores diretrizes teóricas, como uma reflexão do processo histórico de formação do Brasil e bem assim de crítica dos desdobramentos e vicissitudes recentes”.
O jornalista e escritor Luiz Manfredini registra na orelha da publicação que, além do rigor científico e de sua oportuna recusa a um academicismo hermético, o grande mérito do livro é examinar a trajetória do Estado brasileiro com vistas a transformá-lo. “Ronald Freitas avança para defender a reorganização do estado nacional, numa espécie de refundação da Nação, ‘de modo que ele sirva à implementação de um projeto nacional de desenvolvimento capaz de levar o Brasil a ser uma nação soberana, desenvolvida, democrática e socialmente mais justa’.
Leitura irrecusável para os que os que pensam no presente e no futuro do Brasil.