Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cultura

    Documentário “Doutor Araguaia” chega ao Maranhão

    Pré-lançamento em Porto Franco-MA acontece no dia 24 de novembro; evento em Imperatriz-MA é no dia 26 de novembro.

    Após dois pré-lançamentos no Rio Grande do Sul, o Documentário DOUTOR ARAGUAIA – A história do médico João Carlos Haas Sobrinho chega agora no Maranhão, nas cidades de Porto Franco e Imperatriz.

    Em destaque, a vida do brilhante estudante de medicina, natural de São Leopoldo/RS (1941), com sólida educação jesuíta, e que foi preso em 1964, só porque era presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da Faculdade de Medicina da UFRGS. Após concluir seu curso e com grande espírito de liderança, alinha-se à filosofia do PCdoB da época, torna-se médico pioneiro nas regiões de Porto Franco/MA e Xambioá/TO. Entre 1967 e 1972, salva centenas de vidas, sendo amado pelos camponeses – que sofriam com o regime de exceção – e por todos que com ele conviveram. Foi morto na região do Bico do Papagaio, na Guerrilha do Araguaia. A família continua na busca dos seus restos mortais – que nunca foram encontrados.

    Leia mais: Documentário “Doutor Araguaia” resgata história de João Carlos Haas

    DOUTOR ARAGUAIA, chegou às telas em pré-lançamento no Rio Grande do Sul, nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. Com uma recepção calorosa, os eventos reuniram mais de 300 pessoas, entre familiares, amigos, jornalistas, historiadores e tantos que lutam pelas causas democráticas.

    Agora, a expectativa é também emocionar os amigos e pacientes do Dr. João Carlos em Porto Franco e Imperatriz – MA. Afinal, foi nessa região que o DOUTOR ARAGUAIA realizou o seu sonho de exercer a verdadeira medicina… mesmo que por um curto espaço de tempo.

    Esta produção independente da TG Economia Criativa é dirigida pelo Documentarista Edson Cabral, com roteiro, pesquisas e argumento realizados em parceria com Sônia Haas, irmã do protagonista. Gravações foram realizadas nos Estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

    Contemplado pelo Edital 001/2023 da Lei Paulo Gustavo – Tocantins, o documentário conta, também, com o apoio das Prefeituras de São Leopoldo/RS e Porto Franco/MA e com apoio institucional da Fundação Mauricio Grabois – FMG.

    Serviço:

    Porto Franco, no dia 24 de novembro de 2024, na Travessa Maranhão Sobrinho, 107 – Beira Rio, IEMA, às 18h30.

    Imperatriz, dia 26 de novembro, às 19h30, no Auditório da UFMA, Centro.

    O diretor Edson Cabral e Sônia Haas, irmã de João Carlos Haas, estarão presentes.