Retrospectiva: a Revista Princípios em 2024
Publicada pela Editora Anita Garibaldi, a revista Princípios (Qualis A3) é o periódico científico marxista mais antigo do Brasil. (ISSN:1415-7888; E-ISSN: 2675-6609)
Mais antigo periódico científico marxista em atividade no Brasil, a Revista Princípios fechou o seu 43o. ano com mais três edições de muito sucesso (168, 169 e 170). As duas primeiras edições do ano debateram os desafios do governo Lula. Já a última edição focou na questão da transição energética.
A Princípios 168 analisou os desafios do governo Lula pela ótica da economia. Os artigos publicados no dossiê desta edição de Princípios avaliam que o governo Lula começou bem. Em nível internacional, resgatou a política externa independente, buscando capitalizar, em prol do desenvolvimento nacional, os benefícios da transição geopolítica mundial, da retomada da integração latino-americana e da integração Sul-Sul que se processa no âmbito do Brics — bloco que surge ainda mais fortalecido com a incorporação de novos países. Em nível nacional, o novo governo conseguiu aprovar, ainda antes da posse, a PEC da Transição, que possibilitou a utilização de R$ 145 bilhões para despesas primárias e de outros R$ 23 bilhões para investimentos. Isso permitiu que, logo ao assumir o governo, Lula relançasse um conjunto de programas sociais que já havia adotado nos governos anteriores, além de novos programas.
Clique aqui para conferir os últimos números da revista Princípios.
A Princípios 169 debateu os desafios do governo Lula pelas mais variadas dimensões nos campos social, cultural, ambiental, diplomático, científico e tecnológico, entre outros. O dossiê abre com artigo do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, que discorre sobre a centralidade da área para a geração de riquezas e sua inegável importância geopolítica. Fernandes aborda os desafios enfrentados pelo Brasil desde os anos 1990 na área de CT&I, expondo os programas e estratégias que têm sido mobilizados pelo novo governo. Trata-se de um tema estratégico: não é possível implementar a reindustrialização em novas bases tecnológicas – um dos objetivos centrais do terceiro governo Lula – sem realizar fortes investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
Clique aqui para conferir os números antigos da Princípios (1 a 100)
Por fim, a edição 170 da revista Princípios trouxe o tema da diversificação energética e da transição ecológica. A diversificação de fontes de energia, conectada à transição ecológica para um modelo de desenvolvimento sustentável, estão entre os maiores desafios brasileiros do século XXI. Esse dossiê parte do pressuposto de que o equacionamento do binômio produção energética-proteção ambiental é chave para o avanço do país e a melhoria da qualidade de vida.