A temporada 2025 do programa Almoço Grátis, apresentado por Diogo Santos, estreia nesta quinta-feira (13), ao meio-dia, na TV Grabois.
O episódio de estreia traz um tema provocador: “Economia cresce, popularidade cai: Quem erra no governo Lula?”.
Para assistir, clique aqui.
Apesar dos avanços econômicos do Brasil nos últimos anos – como a redução do desemprego, a valorização do salário mínimo e o aumento da renda dos trabalhadores –, a popularidade do governo federal não acompanha esse crescimento. O que explica esse fenômeno? Quais fatores influenciam a percepção da população sobre o governo?
Leia também o artigo A ciência voltou: um balanço do MCTI no período 2023-2025
No programa, Diogo Santos, economista e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Nacional e Socialismo da Fundação Maurício Grabois, explora elementos que ajudam a compreender essa dinâmica. O efeito da tentativa de reeleição de Bolsonaro, a ascensão da ideologia conservadora e a falta de novidades nas políticas do governo Lula estão entre os fatores analisados.
O Almoço Grátis já se consolidou como um espaço para a crítica da economia política e o debate sobre os desafios do desenvolvimento nacional, sempre com um olhar voltado para a construção do socialismo no Brasil.
Toda quinta-feira, ao meio-dia, na TV Grabois, acompanhe Almoço Grátis e participe do debate.