Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cebrac

    FMG e PCdoB reforçam cooperação com PCCh em visita de comitiva chinesa

    Presidente da FMG, Walter Sorrentino apresentou para a comitiva chinesa o Centro de Estudos Avançados Brasil-China (CEBRAC).

    POR: Redação

    3 min de leitura

    O vice-presidente nacional do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois, Walter Sorrentino, recebeu a delegação do Departamento Internacional do Partido Comunista da China (PCCh) em uma visita cordial e estratégica para o fortalecimento das relações entre os dois partidos, na terça-feira, 11 de março.

    A comitiva chinesa foi chefiada pelo vice-ministro do Departamento Internacional do PCCh, Ma Hui e outros integrantes do Birô da América Latina daquele Departamento. Além de Sorrentino, a delegação brasileira contou com dois membros da Comissão Permanente do Comitê Central, a Secretária Nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, e o Secretário Sindical Nacional do PCdoB, Nivaldo Santana.

    “É uma grande satisfação receber a visita do Senhor Ma Hui e sua delegação. Essa visita tem um significado especial para nós do PCdoB, pois reafirma o alto nível das relações entre nossos partidos, nossas nações e nossos povos”, declarou Sorrentino. Ele também abordou a conjuntura política brasileira, destacando a importância da última visita do presidente Xi Jinping ao Brasil, em 2023, bem como os acordos firmados entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob liderança de Luciana Santos, e a China.

    Durante o encontro, o presidente da FMG apresentou à comitiva chinesa o Centro de Estudos Avançados Brasil-China (CEBRAC), instituto recém-criado pela Fundação Maurício Grabois e voltado para o intercâmbio acadêmico e político entre os dois países.

    O presidente da Fundação Maurício Grabois (FMG) e vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, recebeu uma comitiva do Partido Comunista da China (PCCh), liderada por Ma Hui, Vice-Ministro do Departamento Internacional do Comitê Central. A delegação chinesa incluiu Wang Nan, Zhou Chao, Ke Gan, Ye Wei, Wang Jie e Jia Chen, representantes do Birô da América Latina do departamento. Pelo PCdoB, também estiveram presentes Nádia Campeão e Nivaldo Santana (11/03/2025). Foto: Pietra Alcântara/FMG

    O Vice-Ministro Ma Hui destacou a longa amizade entre Brasil e China ao celebrar os 50 anos de relações diplomáticas, ressaltando que ambos os países são parceiros na construção de uma nova ordem internacional e de um futuro compartilhado para a humanidade. Ele também saudou a criação do CEBRAC e sugeriu que o centro estabeleça parcerias com o Centro de Estudos do Mundo Contemporâneo, vinculado ao Departamento Internacional do Partido Comunista da China.

    Brasil-China: um novo centro de pesquisa para um novo tempo

    A delegação chinesa foi presenteada com o livro Cem anos de amor e coragem pelo Brasil – Imagens da centenária história de lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022), que retrata, por meio de imagens históricas, a trajetória do PCdoB ao longo de um século de dedicação às causas populares e à soberania nacional.

    Notícias Relacionadas