Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Socialismo

    Walter Sorrentino homenageia os 103 anos do PCdoB

    Vice-presidente nacional do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois, Walter Sorrentino presta sua homenagem aos 103 anos do Partido Comunista do Brasil.

    POR: Walter Sorrentino

    3 min de leitura

    PCdoB, 103 anos de lutas

    Camaradas,

    O Partido Comunista do Brasil completa hoje o seu centésimo terceiro aniversário. Fundado em 25 de março de 1922, na cidade de Niterói, o Partido Comunista do Brasil é a mais antiga organização partidária de nosso país.

    Ao longo desses 103 anos, atuamos decisivamente nos principais momentos da história do Brasil.

    Na década de 1930, lideramos a principal frente ampla nacional contra o fascismo por meio da Aliança Nacional Libertadora, a ANL.

    Na década de 1940, fomos para as urnas e elegemos 14 deputados federais constituintes e um senador. Entre aqueles parlamentares estavam grandes nomes de nossa história como o escritor Jorge Amado, responsável por colocar na Constituição de 1946 o artigo que trata da liberdade religiosa.

    Em 1962, reorganizamos nosso partido, que passou a utilizar a legenda PCdoB.

    Leia mais: Intervenção de Walter Sorrentino sobre os 101 anos do PCdoB

    Na década de 1970, lutamos contra a ditadura militar e fizemos a heroica resistência armada no mundo rural com a Guerrilha do Araguaia.

    Nos anos 1980, nosso partido foi para as ruas reivindicar pelas Diretas Já e garantir o fim da ditadura militar e a realização de uma Assembleia Constituinte.

    Na década neoliberal de 1990, fizemos firme oposição ao projeto de privatizações e sucateamento do Estado brasileiro.

    Nos anos 2000, tivemos papel fundamental na aliança que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República.

    Em 2016, denunciamos o golpe dado pela direita brasileira contra o governo legítimo de Dilma Rousseff e, em 2018, enfrentamos nas urnas e nas ruas a ascensão do neofascismo.

    Desde 2023, participamos do governo federal com Luciana Santos como ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação. Uma participação que é reconhecida positivamente por toda a comunidade acadêmica e científica.

    Com espírito internacionalista, o PCdoB nunca se furtou da luta e sempre esteve ao lado da classe trabalhadora de todos os povos.

    Temos um projeto nacional de desenvolvimento que é inclusivo, democrático, soberano e sustentável e que visa o acúmulo de forças para a construção do socialismo em nossa terra.

    Neste dia de hoje, nossas homenagens maiores vão às lutas das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros, das quais nasceu e se mantem vivo e atuante o PCdoB, na luta por liberdades, pelos interesses nacionais populares, rumo ao seu objetivo maior, o socialismo.

    Vamos juntos, até a vitória!

    Walter Sorrentino

    Vice-presidente nacional do PCdoB, presidente da Fundação Maurício Grabois.

    Notícias Relacionadas