Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Notícias da FMG

    Lançamento da biografia de Renato Rabelo reúne gerações em noite de homenagens

    Evento em São Paulo celebrou a trajetória do dirigente comunista com lideranças políticas, juventude, cultura e militância de todo o país.

    POR: Redação

    8 min de leitura

    A trajetória de luta e resistência de uma das figuras mais importantes da história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ganhou destaque nesta segunda-feira (7), em São Paulo, com o lançamento oficial de sua biografia. Escrito por Osvaldo Bertolino, o livro Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos foi apresentado a um auditório cheio na UNIP Vergueiro, com mais de 200 presentes e transmissão online para outras 540 pessoas pelo canal da TV Grabois.

    O clima era de reencontro de velhos camaradas. Daqueles encontros que lembram festas de fim de ano, quando se revê amigos e companheiros de jornada depois de muito tempo. Abraços, risadas, lágrimas. A emoção tomou conta do espaço. Todos estavam ali por um motivo comum: prestar homenagem a Renato Rabelo — ex-presidente do PCdoB e protagonista de uma história que se entrelaça com a própria construção do projeto comunista no Brasil. 

    Quer saber mais sobre o livro? Confira a resenha Biografia de Renato Rabelo: Frondosa árvore de uma notável floresta

    Renato Rabelo e Osvaldo Bertolino subiram ao palco acompanhados por Luciana Santos, presidenta nacional do Partido e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois (FMG); Rovilson Brito, dirigente do Comitê Estadual de São Paulo; os deputados federais Renildo Calheiros e Orlando Silva; a presidenta da UNE, Manuela Mirela; e o presidente da CTB, Adilson Araújo — composição que logo se revelou uma verdadeira linha do tempo viva do Partido. Secretária Nacional de Organização do PCdoB e integrante do Conselho Curador da FMG, Nádia Campeão conduziu as homenagens. 

    A poesia marcou presença com a vereadora pernambucana e vencedora do Prêmio Jabuti, Cida Pedrosa, que recitou, em vídeo, versos especialmente compostos para a ocasião. Um Cordel para Renato Rabelo, do poeta e cordelista Jorge Filó, foi interpretado pelo ator Wesley Machado, em um momento de beleza nordestina que ecoou pelas fileiras do auditório.

    Veja a íntegra da cerimônio de lançamento do livro Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos:

    Ao lado da arte, a política se fez presente. Em sua fala, Osvaldo Bertolino recuperou passagens marcantes da vida de Renato, lembrando momentos desafiadores: a morte precoce da mãe, Dona Maria de Brotas; do irmão Agnaldo e a perda do camarada João Amazonas, cuja morte em 2002 pegou Renato de surpresa durante uma viagem a Cuba. “Renato é um exemplo de caráter, de compromisso com os ideais pelos quais dedicou sua vida”, resumiu Bertolino, diante de um público visivelmente emocionado.

    Luciana Santos foi direta ao traduzir o sentimento coletivo:

    “Este é um momento que reafirma cada vez mais a necessidade de termos homens e mulheres que são exemplos de dedicação à causa, e à convicção que nos move, que é a causa do socialismo.”

    Ao lembrar a trajetória política de Renato, Walter Sorrentino ressaltou seu papel na construção de um projeto revolucionário para o Brasil:

    “Destaco a elaboração político-teórica e  seu talento tático e estratégico de Renato, mentor das bases do atual Programa Socialista do PCdoB visando superar a condição de país dependente e periférico do Brasil.”

    Renato Rabelo recebeu das mãos de Walter Sorrentino uma placa que o nomeia oficialmente presidente de honra da Fundação Maurício Grabois.

    “Ele conduziu um profícuo programa de estudos sobre o capitalismo contemporâneo e a nova luta pelo socialismo, ao qual damos continuidade”, enfatizou Sorrentino, ao relembrar a atuação de Rabelo na presidência da FMG.

    Renato Rabelo recebe placa simbólica de presidente de honra da Fundação Maurício Grabois das mãos de Walter Sorrentino, durante o lançamento da biografia Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 2025. Foto: Daniel Leon/FMG/Divulgação

    O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) fez questão de destacar a dimensão formadora de Renato: 

    “Vários companheiros, ao longo de sua jornada, foram formados por ele. O que me envolve, me inspira, me motiva é o exemplo do Renato.”

    A fala de Manuela Mirela, presidenta da UNE, sintetizou o espírito da juventude presente:

    “Se perguntarmos aqui quem já militou na UNE, na UBES, na ANPG, mais da metade deste plenário vai levantar a mão. Renato, com você, a gente aprendeu a ter serenidade, mas também a defender um projeto nacional de desenvolvimento, um projeto de emancipação do nosso povo.”

    Não por acaso, a juventude organizada foi chamada ao palco para prestar sua homenagem com flores. Lideranças estudantis das principais entidades — UNE, UBES, ANPG, UJS e JPL — se alinharam em frente ao homenageado. Renato sorriu, tímido, mas profundamente tocado. Um dos fundadores da União da Juventude Socialista, agora celebrado por aqueles que seguem sua trilha de luta.

    A cerimônia também contou com a leitura de trechos da apresentação do livro, escritos pelo presidente Lula e pela ex-presidenta Dilma Rousseff, além da exibição de fotografias que compõem a obra.

    Conceição Leiria, a Conchita, esposa de Renato Rabelo, se emociona durante a homenagem ao companheiro de vida. Ao lado, Maria da Graça, irmã de Renato, também acompanha a cerimônia. Foto: Daniel Leon/FMG/Divulgação

    Outra personagem, Conchita — companheira de vida e de lutas de Renato — não passou incólume às homenagens da noite. Osvaldo Bertolino fez um agradecimento especial a quem acompanhou Renato em toda sua caminhada, desde os tempos de jovens estudantes em Salvador: 

    “Conchita foi essencial para a apuração de muitas passagens da biografia. Ela também é, de certa forma, biografada. Merece uma biografia por seu exemplo de vida e de militante comunista. Conchita faz parte da galeria das heroínas do PCdoB, muitas vezes ocultas pelas circunstâncias e pela estrutura opressiva da sociedade, que se estende à subjetividade da memória histórica.”

    Após as homenagens, biógrafo e biografado participaram de uma sessão de autógrafos. Renato também deu início a uma verdadeira maratona de fotos, atendendo a cada pessoa que fazia questão de eternizar o momento ao lado do velho camarada.

    Biografia do líder comunista já está à venda

    Paciente, disponível e imensamente querido, Renato não diz não para uma foto, um abraço, um recado. Aos 83 anos, com corpo miúdo e fala serena, é um gigante. Sua presença física contrasta com a grandiosidade de sua trajetória — e é justamente essa síntese que parece ter encantado cada rosto que passou por ele naquela noite.

    Entre os presentes, figuras conhecidas do partido e da esquerda brasileira. O deputado estadual do PT, Pedro Simão, estava presente. O professor Elias Jabbour, presidente do Instituto Pereira Passos, no Rio de Janeiro, também marcou presença para prestigiar o camarada que descreve como “o homem mais importante de sua vida”.

    Taki Córdas, psiquiatra e colunista da Fundação, resumiu a importância da noite com um desabafo: 

    “Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros não conhece a história do seu país. A biografia do Renato traz luz sobre um grande homem — de fato, um herói nacional que as pessoas precisam conhecer mais.”

    Num país onde a memória costuma ser tratada com desdém, homenagear um comunista histórico, ainda em vida, é também um ato de luta. Os presentes estavam ali não só pelo livro, mas pelo testemunho de uma história longa e recheada de inúmeros momentos marcantes — e que ainda está sendo escrita.

    Mais que um registro biográfico, o livro escrito pelo jornalista e historiador Osvaldo Bertolino é um marco: ajuda a contar a história do Brasil, com riqueza de detalhes, pela ótica de quem sempre esteve do lado de cá — na linha de frente da transformação social. 

    Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos vai contar com lançamentos em diversas cidades pelo país. Até lá, o livro segue sendo vendido online no site da Livraria Anita e na loja física, localizada na Rua Rêgo Freitas, no bairro da República, em São Paulo (SP).

    Serviço:

    Título: Renato Rabelo – Vida, ideias e rumos 

    Autor: Osvaldo Bertolino 

    ISBN: 978-65980456-4-7 

    Publicação: Fundação Maurício Grabois 

    Ano de publicação: 2025 

    Páginas: 848 

    Compre online: Livraria Anita

    Preço: R$ 80 (preço especial de lançamento com frete grátis)