Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Live debate 100 anos de A Classe Operária e os rumos da comunicação militante

    Transmissão ao vivo será na quarta-feira, 14 de maio, às 19h, pela TV Grabois, com reflexões sobre o legado do jornal e os desafios da comunicação militante

    POR: Redação

    2 min de leitura

    Live 100 anos do jornal A Classe Operária. Foto: Divulgação
    Live 100 anos do jornal A Classe Operária. Foto: Divulgação

    Na próxima quarta-feira (14), às 19h, a Fundação Maurício Grabois promove o debate A Classe Operária: 100 anos de luta, imprensa e projeto revolucionário, em transmissão ao vivo pela TV Grabois no YouTube. A atividade integra a agenda comemorativa do centenário do jornal A Classe Operária e propõe uma reflexão sobre o papel histórico do periódico como instrumento de organização, agitação e formação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), além de discutir os desafios da comunicação militante no contexto atual.

    Acompanhe a transmissão ao vivo pela TV Grabois, a partir das 19h:

    Participam do encontro Fernando Garcia, coordenador do Centro de Documentação e Memória (CDM); José Reinaldo de Carvalho, ex-editor de A Classe Operária; e Guiomar Prates, jornalista, ex-redatora do jornal e editora do Portal Vermelho. A mediação será conduzida pelo historiador e diretor da Escola Nacional João Amazona Altair Freitas.

    Leia mais: Há 100 anos, jornal A Classe Operária lançava sua primeira edição

    O debate revisitará o papel histórico do jornal A Classe Operária desde sua origem nos anos 1920 até os dias atuais. Serão abordadas as fases de fundação e clandestinidade, sua atuação durante a ditadura militar, incluindo o papel dos exilados e a conexão com a Rádio Tirana, da Albânia. Também estarão em pauta sua importância na reconstrução partidária e nos congressos do PCdoB, os desafios da preservação da memória e a ausência de um projeto digital. O encontro vai refletir ainda sobre o legado político-comunicacional do jornal e sua atualidade como referência para uma nova imprensa militante, frente aos desafios da comunicação na luta contra a extrema direita.

    O evento é parte do esforço da Fundação Maurício Grabois para resgatar e atualizar a memória do Partido, reafirmando a centralidade da comunicação na construção de um projeto nacional de desenvolvimento com base popular e democrática.

    LIVE TV GRABOIS | Centenário do jornal A Classe Operária: Comunicação, Partido e Resistência

    Data: 14 de maio de 2025 (terça-feira)
    Horário: 19h
    Plataforma: TV Grabois (YouTube)