Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Antirracismo

    Salvador sedia seminário sobre os 100 anos de Clóvis Moura; acompanhe online

    Evento reúne intelectuais, militantes e pesquisadores para discutir a atualidade do pensamento de Clóvis Moura sobre racismo, luta de classes e emancipação popular

    POR: Redação

    3 min de leitura

    Seminário 100 anos de Clóvis Moura – Legado e Atualidade, entre os dias 20 e 22 de maio, em Salvador, promovido pela Fundação Maurício Grabois. Crédito: Divulgação
    Seminário 100 anos de Clóvis Moura – Legado e Atualidade, entre os dias 20 e 22 de maio, em Salvador, promovido pela Fundação Maurício Grabois. Crédito: Divulgação

    Entre os dias 20 e 22 de maio, Salvador será palco do seminário “100 anos de Clóvis Moura – Legado e Atualidade”, iniciativa que marca o centenário de nascimento do sociólogo, historiador, poeta e militante Clóvis Moura (1925–2003). Referência incontornável para os estudos sobre resistência negra, racismo estrutural e luta de classes no Brasil, Moura será homenageado em três dias de debates no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Ondina, sempre das 18h às 20h.

    As inscrições estão abertas para o público interessado de todo Brasil por meio do formulário online.

    Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento será realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo pela TV Grabois. Assista:

    A programação reúne estudantes, pesquisadores, lideranças negras, sindicalistas, professores e militantes para refletir sobre a atualidade do pensamento de Clóvis Moura diante dos desafios da democracia, do enfrentamento ao racismo e das políticas de reparação. As mesas contam com convidados de destaque nacional, reconhecidos por suas contribuições no campo do antirracismo.

    Leia mais: Clóvis Moura, 100 anos de um insurgente contra o racismo

    A realização é da Fundação Maurício Grabois, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDAC). O seminário conta com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Bahiagás, e apoio institucional da UFBA. A proposta integra uma agenda comemorativa mais ampla, a ser desenvolvida ao longo do ano na Bahia — estado símbolo da ancestralidade africana e da luta do povo negro no Brasil.

    As inscrições estão abertas para o público interessado de todo Brasil por meio do formulário online.

    Programação

    20 de maio – Mesa 1
    Tema: Clóvis Moura e a dialética radical do negro (link para assistir online)
    Debatedores:

    • Prof. Dennis Oliveira (USP)

    • Prof. Fábio Nogueira (UNEB)

    • Prof. Edson França (UNEGRO)

    • Prof. Joselício Junior (Editora Dandara)
      Mediação: Prof. Richard Santos (UFSB)
      Coordenação: Denise Assis

    21 de maio – Mesa 2
    Tema: Marcha Zumbi, 30 anos: quais avanços, quais desafios? (link para assistir online)
    Debatedores:

    • Prof. Alex Reis (UNEGRO)

    • Prof. Sérgio São Bernardo (UNEB)

    • Prof. Joselício Junior (Editora Dandara)
      Mediação: Marina Duarte (Vice-presidenta da SNPIR)
      Coordenação: Natan Ferreira

    22 de maio – Mesa 3
    Tema: O legado de Clóvis Moura e as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e reparação (link para assistir online)
    Debatedores(as):

    • Profª Ângela Guimarães (Secretária Estadual da SEPROMI)

    • Prof. Ivo Ferreira (Steve Biko)
      Mediação: Prof. Richard Santos (UFSB)
      Coordenação: Claudio Meireles


    Serviço

    Seminário “Cem Anos de Clóvis Moura – Legado e Atualidade”
    20, 21 e 22 de maio de 2025
    Das 18h às 20h
    Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (PAF III) – UFBA, Ondina – Salvador (BA)
    Formato híbrido (presencial e online)
    Transmissão pelos portais e canais oficiais no YouTube
    Entrada gratuita
    Inscreva-se aqui