Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Economia

    Pesquisa sobre as classes trabalhadoras será discutida pela direção da FMG

    O debate sobre a pesquisa produzida pelo CASB — iniciativa das fundações Maurício Grabois, Perseu Abramo, Lauro Campos, Marielle Franco e Rosa Luxemburgo — ocorre na próxima terça-feira (8).

    POR: Theófilo Rodrigues

    2 min de leitura

    Trabalhador da construção civil durante a revitalização das cúpulas do Congresso Nacional (25/07/ 2018). Foto: Pedro França/Agência Senado
    Trabalhador da construção civil durante a revitalização das cúpulas do Congresso Nacional (25/07/ 2018). Foto: Pedro França/Agência Senado
    Na próxima terça-feira (8), a Fundação Maurício Grabois reúne sua direção para debater a pesquisa As classes trabalhadoras no Brasil, produzida pelo Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB)
    Matheus Toledo, da Fundação Perseu Abramo (FPA), apresentará os resultados, que serão comentados por Nivaldo Santana, Euzebio Jorge e Carolina Maria Ruy. A mediação será conduzida por Rogério Nunes, da CTB.

    Os dados indicam, por exemplo, que somente 20% dos brasileiros são contra a taxação de grandes fortunas. De acordo com o estudo, 53% são a favor da medida, 20% são contra, 16% não concordam nem discordam e 12% não sabem ou não responderam. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é contrário a esse tipo de taxação, 40% concordam com a medida, 20% não concordam nem discordam, 33% discordam e 9% não sabem ou não responderam.

    O que (realmente) mudou nas relações de trabalho? Debate analisa nova configuração na era digital e o que permaneceu para perpetuar as desigualdades de poder e de classe. Confira:

    A pesquisa também avaliou a opinião sobre a reforma agrária. Os dados mostram que 40% dos brasileiros concordam, 20% não concordam nem discordam, 27% são contra e 13% não sabem ou não responderam.

    A pesquisa é um esforço do CASB, realizada com o objetivo de aprofundar a compreensão da nossa realidade e identificar desafios para ampliar um projeto democrático e popular. Foram realizadas 4017 entrevistas com público representativo da população adulta brasileira que vive do trabalho, de 18 a 55 anos, entre 22 de novembro e 10 de dezembro de 2023. Também foi feita uma pesquisa qualitativa com 14 grupos focais presenciais com trabalhadores de empresas de plataforma da cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

    O que é o CASB?

    O CASB é uma iniciativa das fundações Maurício Grabois, Perseu Abramo, Lauro Campos e Marielle Franco, e Rosa Luxemburgo, criada em 2023 com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as mudanças na sociedade brasileira e produzir diagnósticos – auxiliando os partidos e o governo na tarefa de democratização da sociedade e das instituições; e na organização do campo democrático popular.

    Notícias Relacionadas