Salvador recebeu o lançamento da biografia Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos, escrita pelo jornalista e historiador Osvaldo Bertolino. A obra resgata a trajetória de um dos principais nomes da luta pela democracia e pelo socialismo no Brasil. O evento aconteceu no Cine Glauber Rocha, na segunda-feira (13).
Com 848 páginas, o livro reconstrói a vida e a militância de Renato Rabelo, médico, dirigente comunista, ex-presidente nacional do PCdoB e uma das mais influentes lideranças políticas do país nas últimas décadas. A obra mergulha na formação política de Rabelo, sua atuação no movimento estudantil contra a ditadura, o exílio, a resistência na clandestinidade e o papel central na reconstrução do partido após a anistia.
- Augusto Vasconcelos, Olívia Santana, Geraldo Galindo, Osvaldo Bertolino, Ângela Guimarães.
- No palco: Geraldo Galindo; Osvaldo Bertolino, Mara Rabelo e Everaldo Augusto.
- Alice Portugal, Daniel Almeida, Olívia Santana e Ângela Guimarães.
Durante a apresentação do livro, Osvaldo Bertolino destacou a importância de Rabelo nos momentos decisivos da história nacional, especialmente na virada política que levou à eleição de Lula, em 2002:
“O PCdoB teve um aporte muito grande nesse processo, que resultou na eleição de Lula em 2002, com todas as contradições e problemas daquele contexto. E o Renato teve um papel estratégico nisso.”
Resenha: Biografia de Renato Rabelo: Frondosa árvore de uma notável floresta
Para o autor, a atuação de Rabelo foi essencial para enfrentar a reação conservadora e consolidar uma alternativa popular e democrática no Brasil.
“O papel do Renato nesse processo é um convite à reflexão, sobretudo para quem está nas universidades, para os reitores, sobre a luta contra a direita que se levantou furiosa naquela época”, completou Bertolino, definindo o biografado como “um verdadeiro amigo da democracia e da luta popular.”
A secretária de Formação do PCdoB Bahia, Deborah Irineu, reforçou a importância da publicação:
“Estamos lançando a biografia de Renato Rabelo aqui em Salvador. É uma obra importantíssima para a memória política do nosso partido e também do nosso país. É uma obra que conta com o trabalho meticuloso do nosso camarada Osvaldo Bertolino. São mais de 800 páginas que narram a trajetória de um dos mais importantes quadros dirigentes do Partido Comunista do Brasil.”
Já o presidente estadual do PCdoB, Geraldo Galindo, destacou a dimensão política e histórica do biografado:
“Aqui nós estamos tratando da história de um quadro do PCdoB, de um dirigente do PCdoB, de um marxista contemporâneo dos mais respeitados no Brasil, cuja história se confunde com a história das lutas populares, das lutas do povo brasileiro, da luta pela emancipação da classe trabalhadora, da luta pela construção do socialismo.”
O evento contou com a presença de Mara Rabelo, irmã de Renato Rabelo, que o representou no encontro, além de lideranças políticas, sociais e sindicais da Bahia e do Brasil. Participaram também o presidente da Fundação Maurício Grabois na Bahia, Everaldo Augusto, os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, a deputada estadual Olívia Santana, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, a secretária da Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães e representantes de movimentos sociais. O público pôde adquirir exemplares da obra e participar de um debate sobre os rumos da esquerda brasileira e a atualidade das ideias de Renato Rabelo.
Serviço:
Título: Renato Rabelo – Vida, ideias e rumos
Autor: Osvaldo Bertolino
ISBN: 978-65980456-4-7
Publicação: Fundação Maurício Grabois
Ano de publicação: 2025
Páginas: 848
Lançamento: 7 de abril, às 18h30, na UNIP Vergueiro/Paraíso (Rua Vergueiro, 1211, São Paulo – SP)
Compre online: Livraria Anita
Preço: R$ 80 (preço especial de lançamento com frete grátis)