A Fundação Maurício Grabois (FMG) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) estarão presentes na Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei), realizada em São Paulo (SP) entre os dias 6 e 10 de agosto.
Ana Prestes, pesquisadora do Observatório Internacional da FMG e Secretária de Relações Internacionais do PCdoB; Fábio Palácio, professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão e membro do Conselho Curador da FMG; e Humberto Matos, professor e influencer filiado ao PCdoB participam da edição deste ano.
Interesse por cultura e política? Visite o Clube de Leitura da Grabois
Ao Portal Grabois, Fábio Palácio e Ana Prestes manifestaram solidariedade à organização da Flipei 2025. A feira precisou mudar de local após a Prefeitura de São Paulo negar a autorização para o uso da Praça das Artes, onde o evento estava inicialmente previsto. A decisão foi denunciada como censura política.
“É uma honra sempre participar da Flipei, já estive em outras edições e essa está em especial, terá um gosto de resistência. Nós sabemos que todos esses ataques que a Flipei vem sofrendo nos últimos dias são justamente porque é um evento independente que coloca no centro a questão Palestina, os debates de uma resistência à extrema direita e ao neofascismo”, afirmou Ana Prestes.
Para Fábio Palácio, “a Flipei é mais que uma festa literária, é um espaço de resistência”. Ele ressalta que “não haveria lugar melhor para fazer o lançamento das duas edições da Revista Princípios dedicadas ao socialismo, à China e à nova economia do projetamento.
“Em 2019, à época das revelações da Vaza Jato, o encontro com o jornalista Glenn Greenwald enfrentou protestos da extrema direita e precisou de segurança para acontecer. Em 2023, quando participei do evento pela primeira vez, ele ainda ocorria sob os auspícios da Feira Literária de Paraty. Naquele ano houve novas tentativas de boicotar a festa – que, diga-se, em alguns momentos chegava a ofuscar a Flip. Aí o evento se muda para São Paulo, mas as perseguições continuam. A Flipei incomoda porque é de fato independente, e porque é independente resiste”, destacou Palácio.
As edições da Revista Princípios já estão disponíveis e podem ser lidas na versão digital no Portal Grabois:
Princípios 171: China e nova economia do projetamento
Princípios 172: Socialismo e nova economia do projetamento
Ana Prestes participa da mesa “América Latina na encruzilhada: entre o autoritarismo da direita e as contradições da esquerda”.
“Todo o nosso trabalho e esforço vai ser para que seja uma grande edição, em números e impacto político e social, porque é um momento de ataque da extrema direita e dos neofascistas aos lutadores e às lutadoras. E, principalmente, em relação ao que está passando hoje o povo na Palestina, com o genocídio em curso, e que os sionistas têm se articulado muito para que essa pauta não ganhe ainda mais a sociedade”, conclui Ana Prestes.
Confira:
Sexta-feira 08/08
13h – Mesa América Latina na Encruzilhada: entre o autoritarismo da direita e as contradições da esquerda
Participantes: Ana Prestes, Juliano Medeiros e Vanessa Oliveira
Mediação: Debora Baldin
Local: Galpão Elza Soares – Alameda Eduardo Prado, 474
Sábado 09/09
11h – Socialismo, China e a Nova Economia do Projetamento – Lançamento da Revista Princípios
Fábio Palácio, Hugo Albuquerque, Ana Prestes e Humberto Matos
Confira a programação completa da Flipei 2025
Denúncia de censura
A organização da Flipei anunciou novos espaços para a realização do evento depois que a Fundação Theatro Municipal (FTM) de São Paulo enviou um ofício comunicando o cancelamento da Flipei 2025 na Praça das Artes.
Leia também: Soberania nacional desafia imperialismo no mundo em profunda transição
A nova programação será distribuída em cinco espaços da capital paulista: o Galpão Cultural Elza Soares, o Jardim Pepe Mujica, o Puerto de La Resistencia – Café Colombiano, o bar Sol y Sombra e a Casa Luiz Gama, esta última com atividades voltadas especialmente para crianças.
“O comunicado do diretor da FTM Abrão Mafra foi feito de maneira a prejudicar e impedir uma tomada de providências em tempo hábil”, denuncia a Flipei, que atribuiu o cancelamento ao “lobby sionista acionado por diversas instituições contra a questão palestina“.
“Destacamos a mesa da Flipei que discute a questão palestina com a presença do historiador judeu Ilan Pappé, um dos mais renomados intelectuais do mundo sobre o tema e que vem sendo perseguido desde que chegou ao Brasil, e o militante Thiago Avilla, que estava na flotilha humanitária interceptada por Israel.”