Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Antirracismo

    Intelectual antirracista Clóvis Moura tem centenário celebrado no Piauí

    Evento na UFPI homenageia vida e obra do intelectual piauiense, autor de 26 livros e referência nos estudos sobre escravidão e resistência negra. Fundação Maurício Grabois é uma das parceiras do evento, na quarta-feira (20)

    POR: Leandro Melito

    4 min de leitura

    Clóvis Moura. Crédito: Arquivo CDM
    Clóvis Moura. Crédito: Arquivo CDM

    O centenário do intelectual comunista Clóvis Moura (1925-2003) e seu legado antirracista serão celebrados na próxima quarta-feira (20) no evento “Centenário Clóvis Moura: vida e obra do intelectual piauiense”, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

    O dia de homenagens foi organizado “em virtude da importância de sua obra para o pensamento social brasileiro”, destaca o historiador da UFPI Dalton Macambira, presidente da Fundação Maurício Grabois Seção Piauí (FMG-PI).

    O evento é organizado pelo Departamento de História da UFPI em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) e Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Como parceiros da realização do evento, participam a Fundação Maurício Grabois, a Academia Piauiense de Letras (APL), a Academia Piauiense de Cultura (APC), a Confraria Camoens, a Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e o Parfor Equidade.

    A conferência tem como público-alvo docentes e estudantes da UFPI, sendo aberta à participação de demais interessados. Para efetuar a inscrição, o participante deverá acessar a aba de ações de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

    Leia também: Cartas revelam ação política e diálogos intelectuais de Clóvis Moura

    “Clóvis Moura foi um escritor negro que, ao longo da vida, dedicou-se a diversas atividades como jornalista, poeta, historiador, sociólogo, pensador marxista e militante de movimentos contra o racismo. Sua obra foi marcada pela irreverência e pelo inconformismo, procurando destacar a história e as atrocidades da escravidão no Brasil, buscando apontar a devida importância do negro e sua rebeldia contra a opressão de classe, na formação social e cultural do nosso país”, destaca Macambira.

    Intelectual antirracista

    Nascido na cidade de Amarante (PI), o intelectual Clóvis Steiger de Assis Moura completaria 100 anos no dia 10 de junho de 2025.

    Chegou a residir em Natal (RN), Salvador (BA) e Juazeiro (BA) antes de se estabelecer como jornalista e intelectual em São Paulo, onde lançou Rebeliões da Senzala (1959), divisor de águas nos estudos sobre o regime escravista em nosso país que ganhou nova edição este ano, em parceria da Fundação Maurício Grabois com a Editora Anita Garibaldi. Moura é autor de 26 livros, além de uma série de artigos publicados em periódicos.

    Apesar de ter cursado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Salvador na década de 1940, Moura teve o reconhecimento acadêmico de sua produção apenas na década de 1980, quando recebeu o título de Doutor Honório Saber pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), o que possibilitou que participasse como examinador em bancas de mestrado e doutorado na USP e na Unicamp.

    Entre suas publicações, destacam-se os livros teóricos A Sociologia posta em questão (1978), Quilombos e a rebelião negra (1981), Sociologia do negro brasileiro (1988), As injustiças de Clio: o negro na historiografia brasileira (1990). Em 1994, Moura entregou à Editora Anita Garibaldi Dialética radical do Brasil negro, obra em que aborda o racismo inserido no contexto do imperialismo e do neocolonialismo.

    Clóvis Moura faleceu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 23 de dezembro de 2003, aos 78 anos de idade. Naquele ano, o intelectual comunista havia publicado sua última obra em vida: A encruzilhada dos Orixás: problemas e dilemas do negro brasileiro. Em 2024, de forma póstuma, foi publicado pela Edusp o Dicionário da escravidão negra no Brasil.

    Centenário de Clóvis Moura será celebrado na Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Programação

    Centenário de Clóvis Moura (1925-2025): vida e obra do intelectual piauiense
    Data: 20/08/2025 (Quarta-Feira)
    Local: Cine Teatro da UFPI
    14h às 14h30 – Abertura

    14h30 às 17h30 – Mesa Redonda: Clóvis Moura e suas múltiplas facetas intelectuais
    Coordenadora: profa. Dra. Bárbara Johas (ADUFPI)
    Debatedor: Caio Felipe Rodrigues Miranda (estudante/História/UFPI)
    Palestrantes:
    Acadêmico José Elmar de Melo Carvalho (APL)
    Prof. Esp. Nílson Cordeiro Ferreira (Confraria Camoens/PI)

    18h às 21h – Palestra Magna: Vida e obra de Clóvis Moura
    Coordenadora: Profa. Dra. Bartira Viana (CCHL)
    Debatedor: Prof. Dr. Antônio Fonseca dos Santos Neto (Dep. História/CCHL/UFPI e APL)
    Palestrantes:
    Prof. Dr. Petrônio José Domingues (Dep. História/UFS)
    Prof. Dr. José Maria Vieira de Andrade (Curso de História/CHNB/UFPI)

    21h – Encerramento

    Notícias Relacionadas