Lançar o Fresta, meu videocast no YouTube, é uma forma de manter uma voz ativa na luta pela democracia, em tempos tão sombrios como estamos vivendo. É criar um espaço de diálogo entre cultura e política, onde possamos respirar juntos, pensar juntos e, sobretudo, resistir.
Para a estreia, convidei uma companheira de muitas lutas, a deputada federal Jandira Feghali. O primeiro episódio será transmitido ao vivo, pelo meu canal no Youtube (@cidapedrosa65), nesta quarta-feira (27), às 18h, no Bar Super 8, na Rua Mamede Simões, no Recife (PE).
Conversamos sobre seu livro Cultura é Poder, um título que sintetiza com precisão aquilo que defendemos: a cultura não é adorno, é força vital, é fundamento da democracia.
O programa será mensal e não estarei sozinha nessa condução. A jornalista e comunicadora Clareana Arôxa estará ao meu lado, partilhando comigo esse desafio de transformar entrevistas em encontros, conversas em reflexões coletivas.
Me alegra muito reunir pessoas queridas para essa conversa que começa agora, mas que espero que se desdobre em muitas outras. Vivemos um tempo de ameaças constantes à democracia, em que a extrema direita se pauta pela lógica do medo e da exclusão. Diante disso, sinto que precisamos buscar nossas frestas — pequenas brechas de luz por onde passa o sopro de outros mundos possíveis. É com esse espírito que nasce o programa.
Será um momento especial para quem acredita que cultura e política caminham de mãos dadas e que, juntas, podem nos apontar saídas para um futuro mais justo, solidário e democrático. Nos encontramos na fresta.
Cida Pedrosa é advogada, poeta, escritora premiada e vereadora reeleita do Recife. É membro do Grupo de Pesquisa Cultura & Sociedade da Fundação Maurício Grabois.
Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial da FMG.
Serviço

Crédito: Divulgação