Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Clube de Leitura

    Além dos clichês: o legado de Mao Tsé-Tung na China atual

    Por: Diego Pautasso

    12 de setembro de 2025

    A China é hoje um dos epicentros da transformação global, mas compreendê-la exige ir além dos clichês que moldam o olhar ocidental. O livro recém-lançado A China Atual no Legado de Mao Tsé-Tung reúne especialistas de diferentes países para analisar como a trajetória teórica e política do líder chinês ecoa na ascensão da potência asiática.

    Em tempos de guerra de narrativas, a obra rompe com os filtros ideológicos que forjam a imagem de Mao no Ocidente. Nem herói mitológico, nem tirano caricato: Mao é apresentado como figura histórica complexa — produto e agente de um longo e sinuoso processo político. Um ator-chave da maior revolução do século XX e da longa marcha de reconstrução nacional e desenvolvimento da China.

    Leia também:
    Partidos comunistas e a luta pelo socialismo, ontem e hoje
    Observatório Internacional: 75 anos da República Popular da China

    Com 12 capítulos, o livro oferece uma cartografia crítica de sua trajetória, sem romantização ou demonização. Em vez disso, propõe uma compreensão enraizada na história concreta da China — das humilhações coloniais à construção de um projeto nacional e popular capaz de recolocar mais de 1,4 bilhão de pessoas no epicentro da história mundial.

    O Mao discutido nesta obra é estrategista, pensador, camponês rebelde e estadista. Não para ser canonizado, mas compreendido nos termos da história chinesa e de seus constrangimentos regionais e globais, iluminando um abrangente e contraditório processo revolucionário.

    O livro resgata a trajetória de Mao e, ao preencher uma lacuna intelectual, convida a pensar além da lógica binária ainda herdada da Guerra Fria. Busca refletir sobre seu legado — sem o qual não se compreende o acelerado desenvolvimento da China contemporânea. É também uma oportunidade para olhar o mundo a partir do Sul Global, tendo a China como protagonista e Mao como um dos seus nomes fundadores.

    Serviço

    Título: A China Atual no Legado de Mao Tsé-Tung
    Organizador: Diego Pautasso
    Editora: Ideias & Letras
    Edição:
    Ano de Lançamento: 2025
    ISBN: 9786587295930
    Número de Páginas: 320
    Compre online

    Diego Pautasso é pós-doutor em Estudos Estratégicos Internacionais (2018), doutor (2010) e mestre (2006) em Ciência Política, além de graduado (2003) em Geografia pela UFRGS. É professor do Colégio Militar de Porto Alegre e diretor de pesquisas do Centro de Estudos Avançados Brasil-China (CEBRAC). Autor dos livros “Imperialismo – ainda faz sentido na Era da Globalização?” e “China e Rússia no Pós-Guerra Fria”, bem como coautor de “A China e a Nova Rota da Seda”“Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas” e “Domenico Losurdo: crítico do nosso tempo”. E-mail: [email protected]

    Este é um artigo de opinião. A visão dos autores não necessariamente expressa a linha editorial dFMG.

    COMPRE O LIVRO
    Lançamentos da semana
    • Escolha sua distopia: o avesso do avesso de nossa violenta esfinge
    • Economia Política de Dados e Soberania Digital: estratégias para autonomia nacional
    • Livro reúne pela primeira vez obra de Maurício Grabois com textos inéditos
    • ‘Esquecer? Nunca mais!’ de Lina Penna Satamini: o livro que faltava no retrato da ditadura
    • Dialética Radical do Brasil Negro: Clóvis Moura e o mito da democracia racial
    • Grupo Folha e a Ditadura: a serviço da repressão e a repressão a serviço dos negócios
    • Livro aborda integração e inteligência na segurança pública; lançamento em SP, dia 23
    • Partidos, Classes e Sociedade no Brasil: uma análise marxista da esfinge política