O estande da Fundação Maurício Grabois no 16º Congresso do PCdoB, localizado no hall do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), será palco de lançamento de livros neste sábado (18) às 13h .
Textos inéditos de Maurício Grabois foram reunidos pela primeira vez em Maurício Grabois – textos reunidos (Anita Garibaldi, Ciências Revolucionárias e Fundação Maurício Grabois, 2025), organizado por Igor Grabois, Katiane de Souza Almeida e Klaus Scarmeloto, biografia do homenageado deste ano, Renato Rabelo – Vida, ideias e rumos (Fundação Maurício Grabois, 2025), a nova edição de Rebeliões da Senzala – quilombos, insurreições, guerrilhas (Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois, 2025) obra fundamental publicada no ano do centenário de Clóvis Moura e Cultura e Identidade Nacional (Anita Garibaldi, 2025) de Carlos Lopes são os destaques.
Maurício Grabois – textos reunidos
Pela primeira vez, todos os textos do dirigente do PCdoB Maurício Grabois — deputado constituinte de 1946 e comandante da Guerrilha do Araguaia — publicados na imprensa comunista entre 1945 e 1964 estão reunidos em um único volume.
Apesar da importância do autor na história do movimento comunista e do Brasil, Maurício Grabois tem sua trajetória e obra pouco conhecidos. O conjunto dos escritos, alguns deles inéditos em livro, mostram a capacidade teórica e de análise política do grande dirigente comunista.
“Pela densidade do volume e de alguns textos publicados, o livro mostra que o Maurício foi um formulador teórico. Como ele era um homem de ação, esse lado da obra teórica ficou meio escondido, mas a gente vê que ele maneja os contextos do método marxista e tem um conhecimento profundo da realidade brasileira e o transforma, nos textos, em ação, em tática política”, destaca Igor Grabois, um dos organizadores do livro.
Entre os textos inéditos publicados neste volume estão os artigos do jornal A Classe Operária, considerados perdidos e resgatados para esta publicação. Fundado pelo Partido Comunista do Brasil em 1925, o jornal foi mantido pela Edições Horizonte, que durante o período de clandestinidade do partido, a partir de 1947, ficou em nome de Maurício Grabois.
Ficha Técnica
Título: Maurício Grabois – Textos reunidos
Organizadores: Igor Grabois, Katiane de Souza Almeida e Klaus Scarmeloto
ISBN: 978-85-694019-6-4
Editoras: Anita Garibaldi, Ciências Revolucionárias e Fundação Maurício Grabois
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 570
Dimensões: 23cm x 16cm x 3cm
Peso: 850g
Compre online: Livraria Anita
Preço: R$ 84 (preço especial de lançamento)
Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos

Crédito: Fundação Grabois/Divulgação
Escrita por Osvaldo Bertolino, a obra traz relatos inéditos sobre a militância do ex-presidente do PCdoB, sua atuação política e seu legado.
Com 848 páginas, a obra é organizada em três partes: O Desbravador, O Ideólogo e O Construtor. Nelas, são explorados desde a vida pessoal e familiar de Renato, as seis décadas de militância, da juventude, a participação na Ação Popular (AP) até sua atuação como um dos principais formuladores da política de alianças do PCdoB, passando pelos fatos históricos que ele vivenciou – tanto no Brasil quanto no exílio na França, durante a resistência à ditadura militar. A narrativa é permeada por fotos e documentos, alguns inéditos.
“A biografia de Renato Rabelo, pelo trabalho arguto e meticuloso do historiador e biógrafo Osvaldo Bertolino, dá-nos acesso às páginas da vida deste destacado dirigente do PCdoB e ao mapa de uma longa e realizadora militância revolucionária. O livro é uma realização da Fundação Maurício Grabois, da qual Renato é, hoje, o presidente de honra”, destaca Adalberto Monteiro em resenha sobre o livro.
Serviço:
Título: Renato Rabelo – Vida, ideias e rumos
Autor: Osvaldo Bertolino
ISBN: 978-65980456-4-7
Publicação: Fundação Maurício Grabois
Ano de publicação: 2025
Páginas: 848
Compre online: Livraria Anita
Rebeliões da Senzala – quilombos, insurreições, guerrilhas

Capa da 7ª edição do livro Rebeliões da senzala
Como parte das ações de celebração do centenário de Clóvis Moura (1925-2003), a Fundação Maurício Grabois (FMG) lança a sétima edição de Rebeliões da Senzala: Quilombos, Insurreições, Guerrilhas, obra que revolucionou a pesquisa sobre a população escravizada no Brasil.
Publicado originalmente em 1959, o livro ganha uma nova edição, em uma parceria da FMG com a Editora Anita Garibaldi. A partir de uma pesquisa minuciosa em documentos do período escravagista, Clóvis Moura mudou os rumos do debate sobre a população escravizada no Brasil. Ele estabeleceu o quilombo como uma unidade política, com papel de destaque no combate ao regime escravagista, por meio de lutas de resistência cujo objetivo era, segundo o autor, “solapar as bases materiais e, consequentemente, as relações de trabalho existentes entre senhor e escravo”.
Título: Rebeliões da Senzala – Quilombos, Insurreições, Guerrilhas
Autor: Clóvis Moura
ISBN: 978-65-89805-52-6
Editora: Anita Garibaldi / Fundação Maurício Grabois
Ano de publicação: 2025
Edição: 7ª edição (edição comemorativa do centenário de Clóvis Moura)
Páginas: 460
Compre na Livraria Anita
Cultura e identidade nacional

Capa do livro ‘Cultura e identidade nacional’ de Carlos Lopes. Foto: Divulgação
A obra, publicada pela Anita Garibaldi, reúne uma coletânea dos principais ensaios literários de Carlos Lopes publicados anteriormente na Hora do Povo, do qual é diretor de redação. O livro propõe uma reflexão profunda sobre a literatura brasileira como chave para compreender a formação histórica, cultural e subjetiva da identidade nacional.
“Os textos – na realidade, ensaios – analisam algumas das obras e autores mais representativos da literatura brasileira e sua relação com a formação histórica do Brasil”, afirma o autor.
A proposta central da obra é identificar e refletir sobre um conjunto de obras literárias fundamentais — aquelas que ajudam os brasileiros a se reconhecerem culturalmente como Nação. Entre os autores abordados estão José de Alencar, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Aurélio Buarque de Holanda. Também são discutidas as contradições e heranças do modernismo paulista, amplamente promovido durante o período da ditadura.
Serviço
Título: Cultura e Identidade Nacional
Autor: Carlos Lopes
ISBN: 9786589805458
Dimensões: 16 x 23 x 1
Peso: 375g
Edição: Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois
Vendas online: Livraria Anita Garibaldi