Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cultura

    António Paixão lança livro que explora o adultério na literatura e na filosofia

    Na terça (11), em São Paulo, o jurista Durval de Noronha Goyos Jr. apresenta "O Banquete da Paixão", obra assinada sob seu heterônimo, que revisita Platão e propõe um banquete literário sobre amor, desejo e infidelidade.

    POR: Leandro Melito

    2 min de leitura

    Durval de Noronha Goyos Jr. apresenta o livro O Banquete do Paixão, assinado sob o heterônimo António Paixão. Crédito: Instituto Noronha / Reprodução / Facebook
    Durval de Noronha Goyos Jr. apresenta o livro O Banquete do Paixão, assinado sob o heterônimo António Paixão. Crédito: Instituto Noronha / Reprodução / Facebook

    Durval de Noronha Goyos Jr., advogado, escritor e colunista do Portal Grabois lança na terça-feira (11) o livro O Banquete do Paixão: um mundo de cornos na literatura, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP).

    Assinado sob o heterônimo de António Paixão, o livro aborda o tema do adultério e a figura do corno pelas lentes da filosofia, da psicologia, da sociologia e da história da literatura.

    Com o objetivo de corrigir alguns desvios do Simpósio de Platão a partir de lacunas na temática do amor, a análise começa pela Grécia Antiga, passa pela China da Revolução Cultural de 1949 e chega à literatura brasileira contemporânea.

    Confira resenhas de livros no Clube de Leitura 

    O enredo se passa em um simpósio fictício e erudito sobre o adultério, onde participam outros heterônimos excêntricos do autor: um frei dominicano, um professor chinês adepto do “marxismo de mercado”, um cantor napolitano refugiado da Camorra, um mercenário e vate inglês, um camareiro alagoano versado em cordel, e um professor argentino.

    Todas as caricaturas que acompanham a obra são assinadas por Xavi, premiado ilustrador, caricaturista e artista plástico.

    Sobre o autor

    Durval de Noronha Goyos Jr. é um renomado jurista, ex-presidente da UBE (União Brasileira de Escritores), membro da Academia de Letras de Portugal, diretor do Sindicato dos Escritores de São Paulo e colunista do Portal Grabois.

    Sobre António Paixão

    O heterônimo luso-brasileiro foi criado em 1971 quando Goyos Jr. foi editor do jornal acadêmico O Paulista da Faculdade de Direito da PUC-SP. Naquele período da ditadura militar (1964-1985), Paixão era um seminarista que personificou um auxiliar contestador. Expulso do educandário, tornou-se um escritor publicado, aclamado, perseguido e vilificado em dois continentes.

    Serviço: Lançamento de O Banquete da Paixão

    Autor: António Paixão (heterônimo de Durval de Noronha Goyos Jr.)
    Ilustrações: Xavi
    Editora: Observador Legal Editora
    Páginas: 310
    Data do Lançamento: 11 de novembro de 2025
    Horário: Das 18h às 21h
    Local: Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – Bela Vista, São Paulo – SP)

    Livro ‘O Banquete do Paixão’ de Durval de Noronha Goyos Jr. Foto: Divulgação

    Notícias Relacionadas