Clube de Leitura
Friedrich Engels: a força teórica de um gênio modesto
Por: Redação
27 de novembro de 2025
O texto a seguir é a apresentação escrita por Luis Fernandes para o livro Engels: 200 anos – Ensaios de teoria social e política, organizado por Theófilo Rodrigues e publicado pela Editora Anita Garibaldi com apoio da Fundação Maurício Grabois.
Engels: duzentos anos de uma genialidade modesta
“Marx era um gênio, o resto de nós, no máximo, homens de talento.” (Friedrich Engels)
A citação acima, extraída de uma nota de pé de página do texto Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã, publicado em 1886, revela um dos principais traços da personalidade do seu autor: a modéstia. Essa modéstia se expressa não só no reconhecimento, por Engels, da liderança intelectual exercida por Marx na longa relação de amizade e companheirismo teórico e político estabelecida entre ambos ao longo do Século 19, mas também ao se situar como “mais um” entre vários pensadores, políticos e ativistas influenciados pelas ideias marxianas. Se as principais formulações teóricas desenvolvidas por ambos devem ser creditadas a Marx é tema para debate, mas não resta dúvida de que ninguém chegou perto da persistente, consistente e profícua parceria intelectual mantida e cultivada por ambos durante quatro décadas. Trata-se, na verdade, de uma trajetória de “coautoria” sem paralelo na história do pensamento humano.
Tal qual o efeito de um “buraco negro”, a densidade das contribuições teóricas de Marx acabou sugando parte da luz emanada pelas contribuições geniais do próprio Engels. Não fora a proximidade física e temporal das suas obras, e a singular simbiose dos seus processos de produção intelectual, certamente a genialidade de Engels teria maior reconhecimento. Suas contribuições, no entanto, tiveram impacto fundamental na formação e desenvolvimento da teoria que se convencionou chamar, depois, de “marxista”.
Partindo de uma origem filosófica hegeliana comum, foi Engels quem introduziu Marx ao estudo (crítico) da Economia Política. Sua obra pioneira sobre a ocupação diferenciada do território urbano e as condições de vida e trabalho dos operários modernos no capitalismo, o livro A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra de 1845, teve profunda influência na compreensão de Marx sobre as contradições do novo modo de produção consolidado pela Revolução Industrial. Foi Engels, igualmente, quem incorporou à “teoria marxista” o estudo mais abrangente e profundo de questões militares e do papel da violência na História, extraindo desta visão consequências fundamentais para a formulação estratégica dos movimentos socialistas, sobretudo nas condições geradas pelas mudanças das formas estatais modernas e da expansão dos direitos de sufrágio.
Coube a Engels, ademais, estabelecer as pontes de interação entre o novo pensamento “materialista dialético” com os desenvolvimentos nas fronteiras do conhecimento científico do Século 19 em diferentes áreas. Destacam-se, aqui, a abertura e o diálogo com a Teoria da Evolução de Charles Darwin, e com as pesquisas históricas do antropólogo norte-americano Lewis Henry Morgan. O diálogo crítico com a obra deste gerou o livro A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, que além de apontar – como o título já indica – a gênese histórica entrelaçada da apropriação privada e do poder estatal, forneceu uma chave teórica para incorporar a luta contra a opressão da mulher com uma dimensão crucial da emancipação humana. Não há que se menosprezar, tampouco, o papel de Engels na sistematização e popu- 13 larização das bases teóricas do materialismo histórico e dialético, visto que a linguagem emanada da pena (de tinteiro) de Marx era, por muitas vezes, excessivamente hermética e categórica.
Ao celebrar os duzentos anos do nascimento de Friedrich Engels, dois anos após a comemoração do bicentenário de Marx, este livro [Engels: 200 anos – Ensaios de teoria social e política] presta uma bela e merecida homenagem a esse “gênio modesto”. Os capítulos exploram diferentes e variadas dimensões da sua contribuição original para a formação, consolidação e desenvolvimento da chamada “teoria marxista”. Além de resgatar reflexões teóricas que abordam temas que seguem atuais e relevantes, os textos ajudam a resgatar, destacar e valorizar o brilho da sua contribuição pessoal para o que segue sendo uma das correntes mais influentes do pensamento social contemporâneo. Boa leitura!
Serviço
Título: Engels: 200 anos – Ensaios de teoria social e política
Organização: Theófilo Rodrigues
Editora: Anita Garibaldi
Parceria: Fundação Maurício Grabois
Ano: 2021
Edição: 1ª
Páginas: 312
ISBN: 978-65-990905-4-7
Compre online: livro físico ou e-book
Luis Manuel Rebelo Fernandes é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).