Neste domingo (22), Renato Rabelo (1942–2026) completaria 84 anos. A ocasião inspira o resgate de uma dimensão central de sua trajetória: a produção intelectual que acompanhou décadas de militância política e formulação estratégica no movimento comunista brasileiro.
O ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e presidente de honra da Fundação Maurício Grabois faleceu no último dia 15 de fevereiro, em São Paulo (SP). Para homenagear o líder comunista, o Portal Grabois reuniu textos escritos por Renato Rabelo ao longo de sua atuação intelectual e política. Além de dirigente político, destacou-se como formulador marxista, dedicando-se à interpretação da realidade brasileira, aos caminhos do desenvolvimento nacional e aos desafios históricos enfrentados pelas forças progressistas.
Leia os textos de Renato Rabelo
Os artigos abordam temas centrais da vida política brasileira e internacional, como democracia, soberania nacional, estratégia socialista, organização partidária, desenvolvimento econômico e as transformações da ordem mundial contemporânea, oferecendo contribuições que permanecem referências para a reflexão política e teórica da esquerda brasileira.
O acervo abrange diferentes momentos históricos — do debate sobre a sucessão presidencial de 1994, registrado no artigo A polarização na sucessão presidencial, o mais antigo texto de sua autoria atualmente disponível no portal, até análises sobre os governos progressistas, a crise do capitalismo contemporâneo e a ascensão de um mundo multipolar. A seleção recupera parte desse legado escrito, reafirmando a atualidade de seu pensamento para compreender o Brasil, suas encruzilhadas históricas e os desafios do presente.
+ Assista à playlist com vídeos de Renato Rabelo na TV Grabois:
Publicações
Renato Rabelo é autor de obras importantes para a reflexão marxista no Brasil, como Ideias e Rumos (Anita Garibaldi, 2009), livro no qual sistematiza sua elaboração político-teórica sobre o socialismo, a questão nacional, o desenvolvimento brasileiro e os desafios da luta de ideias no mundo contemporâneo. A obra que ganhou uma segunda edição revisada e ampliada. Também organizou Desafios da nova luta pelo socialismo (Anita Garibaldi, 2013), em parceria com Ricardo Alemão Abreu, coletânea que sistematiza o pensamento do PCdoB sobre a renovação da estratégia socialista no século XXI, e Governo Lula e Dilma: o ciclo golpeado (Anita Garibaldi, 2017), ao lado de Adalberto Monteiro, dedicada à análise da experiência dos governos progressistas e do processo que levou ao golpe de 2016.
Sua trajetória política e intelectual está registrada na biografia Renato Rabelo: Vida, Ideias e Rumos (Anita Garibaldi, 2025).
+ Biografia de Renato Rabelo: Frondosa árvore de uma notável floresta
+ Nota de pesar: Renato Rabelo, presente!
+ PCdoB: Renato Rabelo deixa importante legado ao Brasil e ao PCdoB