Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Inestimável contribuição de Wladimir Sacchetta para a história do PCdoB

    Pesquisador, jornalista e produtor cultural deixou marcas na preservação documental, na resistência democrática e na construção da memória política brasileira

    POR: Adalberto Monteiro

    2 min de leitura

    Wladimir Sacchetta, jornalista, pesquisador, escritor e produtor cultural que colaborou com iniciativas de preservação documental e memória histórica ligadas ao movimento popular e ao PCdoB. Foto: Reprodução/YouTube/Instituto Palavra Aberta
    Wladimir Sacchetta, jornalista, pesquisador, escritor e produtor cultural que colaborou com iniciativas de preservação documental e memória histórica ligadas ao movimento popular e ao PCdoB. Foto: Reprodução/YouTube/Instituto Palavra Aberta

    O jornalista, produtor cultural, pesquisador e escritor Vladimir Sacchetta, falecido no dia 15 de maio de 2026, aos 75 anos de idade, representa uma grande perda para o pensamento marxista e progressista. O Centro de Documentação e Memória (CDM), da Fundação Maurício Grabois, ligada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), contou com a contribuição do seu acervo, generosamente compartilhado para enriquecer nosso patrimônio documental.

    + Vladimir Sacchetta, guardião da memória brasileira

    Wladimir colaborou também com o livro iconográfico Cem Anos de Amor e Coragem pelo Brasil – imagens da centenária história de lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022) e com exposições de imagens da história do PCdoB, inclusive no Congresso Nacional, com fotos, documentos, mapas e charges, nas passagens dos seus 90 anos, em 2012, e cem anos, em 2022. Foi também consultor dessas exposições.

    + Confira série especial pelos 104 anos do Partido Comunista do Brasil
    + Exposição no 16º Congresso destaca a força e as batalhas do PCdoB

    Filho de Hermínio Sacchetta, personagem histórica da esquerda brasileira que pertenceu ao Partido Comunista do Brasil, foi também um dos fundadores da Sociedade dos Observadores de Saci, dedicada à valorização da cultura nacional, a estudar, proteger e valorizar o Saci-Pererê, promovendo a resistência cultural. E pertenceu ao conselho do Centro de Documentação do Movimento Operário Mario Pedrosa (Cemap).

    Atuou na resistência à ditadura militar, como jornalista e em outras atividades intelectuais, colaborando para a denúncia internacional dos crimes do regime. Também integrou o projeto Brasil: Nunca Mais, desenvolvido por dom Paulo Evaristo Arns, o rabino Henry Sobel e o pastor presbiteriano Jaime Wright, realizado clandestinamente entre 1979 e 1985.

    Wladimir, em resumo, deu grande contribuição para a luta e a história democrática, patriótica e progressista. Ele entendia, assim como o intelectual marxista Augusto Buonicore, com o qual mantinha intercâmbio, que “a história e a memória” fazem parte da jornada que o proletariado e povo travam pela conquista da hegemonia política.

    O Partido Comunista do Brasil registra sua gratidão pelas parcerias de trabalho realizadas e enaltece seu legado à história do movimento operário e popular, do movimento revolucionário e comunista de nosso país.


    Adalberto Monteiro é jornalista e poeta. Secretário Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB

    Notícias Relacionadas