Mais de 200 pessoas se aglomeraram à beira do Rio Araguaia em uma seção de cinema ao ar livre para a apresentação do filme produzido pela Fundação Maurício Grabois e Oka Comunicações. No documentário, moradores das regiões onde atuaram os guerrilheiros – Xambioá, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia e suas circunvizinhanças – relatam como chegaram ao local, como estruturaram suas vidas e como foram covardemente massacrados pelos algozes que representavam o regime discricionário.

Acompanhando os depoimentos com atenção, os moradores de Xambioá e São Geraldo do Araguaia mostravam, em cada descrição dos participantes do documentário, a identificação com os hábitos locais e com a comoção dos que sofreram os horrores praticados pelos que criminalizaram a luta contra a tirania da ditadura.

Houve também momentos de descontração, quando os moradores riram dos personagens do documentário – identificando nas falas marcadas por simbologias o jeito peculiar e rico de os camponeses expressarem seus sinceros sentimentos. Infelizmente, o filme teve de ser interrompido no meio por conta de uma ameaça de chuva. Nesta sexta-feira, havendo condições meteorológicas favoráveis, a exibição será retomada.

___________________________________________________________

De Xambioá