Fundações preparam agenda de ações para 2015
Em relação à agenda de atividades, as fundações pretendem fazer um ciclo de debates e seminários focando o tema das reformas democráticas, com destaque para a reforma política e a reforma da mídia. “Também deverá haver um debate de defesa da Petrobras, no entendimento de que a empresa é alvo de uma campanha para debilitá-la; e um debate sobre a retomada do crescimento econômico com inclusão social, entre outros temas”, antecipou Monteiro ao Portal Grabois.
Em relação ao atual momento político, as fundações destacaram a importância da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, ao mesmo tempo que ressalta a postura golpista da oposição. “A oposição através de várias iniciativas, como a tentativa de auditagem do resultado da apuração do TSE e, agora, a não aprovação das contas da campanha da presidenta Dilma, deixa nítido que a oposição enveredou para uma conduta antidemocrática de pregação aberta do desrespeito à soberania do voto popular, ao se voltar contra o mandato legitimamente conquistado da presidenta Dilma”, pontuou Monteiro, sobre o debate ocorrido.
“Neste sentido, as fundações pretendem divulgar em breve uma nota sobre esse atual cenário politico brasileiro no qual elas pretendem destacar a importância do segundo governo Dilma para o Brasil avançar na realização das reformas democrática e, ao mesmo tempo, chamar a atenção da opinião pública para a defesa da democracia, tendo em vista essa conduta golpista da oposição”, complementou.
As quatro fundações deixaram uma nova reunião prevista para 20 de janeiro, quando pretendem, inclusive, chamar outras fundações de partidos da base aliada do governo.
Além de Monteiro, a diretora de políticas públicas da Grabois, Fabiane Azevedo Guimarães, também participou da reunião, assim como o presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, o ministro do Trabalho e Emprego e presidente da Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Manoel Dias e o coordenador pedagógico da FLB/AP, Ricardo Viana. O presidente da Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e o diretor da Ulisses Guimarães, Chico Donato, completam a lista.