O professor da UFABC, Giorgio Romano Schutte, também colaborador do portal Carta Maior, abriu os trabalhos, ressaltando a importância do livro, principalmente por reacender um debate que vem sendo esquecido. “Logo após a irrupção da crise de 2008, o próprio G-20 lançou comunicados em que pedia regulamentação, taxação, etc. Hoje o momento passou, parece que era apenas uma manifestação pro forma.”

Secretário-adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de São Paulo e professor da PUC-SP, Rodrigo Alves Teixeira, um dos autores do livro, esteve presente para comentar seu artigo e responder às perguntas da plateia. Sob o título Rentismo, fissuras no bloco no poder e as eleições, seu texto aborda a influência do capital financeiro nas sociedades.

“O artigo fala dessa trajetória da dependência do fluxo de capitais financeiro, e de como sua fração hegemônica, a fração bancária do capital financeiro, como sua força de influência vai se diminuindo. Ele tinham poder para influenciar, para escolher os nomes para o Banco Central, por exemplo. Esse bloco foi perdendo poder”, afirma Teixeira.