Fisher e Roubini mantêm previsão de dificuldades para economia
Mesmo corretas, as medidas do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) não evitarão um cenário impiedoso para a economia dos Estados Unidos.
As avaliações são dos economistas Nouriel Roubini e Richard Fisher, respectivamente professor da universidade de Nova York e presidente do Fed de Dallas.
Reconhecendo a insuficiência da política monetária para reanimar a economia dos Estados Unidos, Fisher reforçou em evento promovido no Japão, a importância de medidas fiscais, capazes de disparar a centelha do dinamismo para a economia.
Aos que temem por uma disparada dos preços, tão logo a economia recupere-se da atual crise, Fisher respondeu dizendo que a elevação da inflação provavelmente não será uma preocupação para os próximos anos — o problema para a estabilidade dos preços certamente não é este.
Palestrante em outro evento, no Canadá, Roubini também ressaltou a importância da política fiscal e espera que os amplos pacotes de estímulos tenham efeitos sobre a economia.
Todavia, eles demorarão a chegar e apenas amenizarão a contração do produto.
Conhecido pela severidade de suas análises, Roubini se diz um apenas um realista.
Para ele, as notícias sobre a economia norte-americana passarão a decepcionar as projeções e nada indica que o ciclo negativo para o mercado acionário tenha se encerrado.
Com agências