O mediador do debate, o economista A. Sérgio Barroso, ressalto o fato deste debate se agregar à série que a Fundação Maurício Grabois tem promovido para contribuir para o pensamento desenvolvimentista no país. O cenário novo para o encontro em questão, segundo ele, está no “inegável conjunto de determinantes muito ruins, internacionais e nacionais, que forçaram uma situação de concessão do Governo Dilma à pressão do capital financeiro”.

Há uma indagação no ar sobre a perspectiva de crescimento da econômica brasileira, constata Barroso. Mas, de acordo com ele, as medidas tomadas pela presidenta Dilma, por um lado, não apresentam uma perspectiva estratégica. “Como vai crescer? Quais as bases desse crescimento? Esta orientação estratégica não é visivel na condução do governo”, diz ele. O debate entre os economistas pode tornar mais nítida esta perspectiva, em sua opinião.

Barroso acredita que “tem política econômica alternativa a essa que está ai”. É preciso examinar essas possibilidades e alternativas, diz ele. “Será um debate crítico e aberto para examinar, dentro dos marcos da defesa do Governo Dilma, a situação política e econômica”.

Qual política econômica?
No âmbito das reflexões sobre um novo desenvolvimento para o país, a retomada do crescimento econômico tem sido o tema principal. As ideias, críticas, propostas e alternativas partem da constatação de que o fraco desempenho da economia em 2015 e o prognóstico igualmente negativo para 2015 contrastam com os avanços dos últimos anos resultantes da combinação entre crescimento e distribuição de renda.
Com o objetivo de contribuir com a elaboração de ideias sobre essas decisiva questão, a Fundação Maurício Grabois realizará a mesa de debates “qual política econômica?”
Debatedores: professor José Carlos Braga (diretor do Centro de Relações Internacionais do Instituto de Economia da Unicamp) e o economista Lecio Morais (economista e mestre em Ciência Política, assessor da liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados).
Mediador: Aloísio Sérgio Barroso, doutorando em Economia Social e do Trabalho pela Unicamp, diretor da Fundação Mauricio Grabois e assessor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Participarão também do debate Renildo Souza (mestre em Ciências Econômicas e doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia) e Dilermando Toni (jornalista e economista).
Data: 14 de maio de 2015.
Horário: 19h.
Local: auditório da sede do PCdoB – Rua Rego Freitas, no. 192, Centro
Promoção Fundação Maurício Grabois, com apoio da UJS e da CTB.